topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Resumo da 1ª Sessão Ordinária do mês de Março

Geral

Vereador Sérgio Murilo Cordeiro (PMDB)


O Presidente deu início ao seu manifesto na tribuna cumprimentando a torcida do Flamengo pela conquista da Taça Guanabara.
A saúde foi o principal tema destacado pelo Vereador ao fazer o uso da tribuna. “Quem discute saúde com seriedade sabe da importância que existe numa coisa chamada prevenção à saúde. Quando falamos de prevenção, estamos falando de saúde. Quando falamos de qualquer coisa que aconteça depois da pessoa estrar doente, estamos falando de doença. Existe na assepsia médica a ideia de que há duas coisas importantíssimas, uma é a vacinação e outra são as práticas de promoção à saúde, fazendo com que as pessoas não venham a ser acometidas por doenças, principalmente as que acometem cidadãos com faixa etária mais elevada. Aqui em Tijucas nos inauguramos em 2011 o CEMPS – Centro Municipal de Promoção à Saúde, localizado no bairro Praça, muitas pessoas desconhecem as atividades do CEMPS e acham que é apenas uma clínica de fisio e hidroterapia, e também uma clínica onde alguns profissionais fazem alguns trabalhos curativos. Mas não é só isso, o trabalho principal que foi idealizado no CEMPS com cooperação da Secretaria Nacional de Promoção à Saúde do Ministério da Saúde, que deu toda a assessoria para que pudéssemos idealizá-lo, foi no sentido de fazer prevenção, e o CEMPS é a única experiência em prevenção à saúde de Tijucas desde a criação do Sistema Único de Saúde e desde a criação da estrutura da Secretaria de Saúde, em quase 30 anos. E é com alegria que comunico mais uma premiação do CEMPS, Tijucas vai participar da IX Mostra Nacional de Experiências em Atenção Básica/Saúde da Família, evento promovido pelo Ministério da Saúde. Tijucas teve dois trabalhos contemplados na categoria inovação, e um deles, o projeto “Motivadores da Atividade Física” recebeu a primeira colocação de todos os trabalhos enviados pela região Sul, já é o quarto ou quinto prêmio que o CEMPS recebe. E também o projeto “Territorialização em Saúde” que foi contemplado. Quero destacar na pessoa do professor de Educação Física, Deivis Elton Schlickmann Frainer, que é um profissional brilhante”, disse Serginho. O Presidente finalizou a fala parabenizando a equipe que estará em Brasília nesta semana.

Bete
Vereadora Elizabete Mianes da Silva, Bete (PMDB)


A Vereadora aproveitou a fala do Presidente para também destacar o assunto. “É uma satisfação ver que Tijucas será destaque em Brasília de uma forma positiva na saúde. Há algum tempo faço parte de um grupo no CEMPS de hidroterapia e caminhada. É um trabalho maravilhoso que vem sendo desenvolvido no CEMPS. O professor Deivis Elton Schlickmann Frainer é um baita profissional que atende a todos com um sorriso e sabe como atender, ele não é igual a alguns profissionais que só pensam no salário no final do mês e não são capazes de ter um carinho maior com a população”, disse ela.
A Vereadora ainda destacou boas notícias sobre o tema saúde. “Quero também falar que a Secretaria de Saúde vai fazer cirurgias numa parceria com o Hospital São José, na parte de otorrinolaringologia. Então, as pessoas que tem problemas de adenóide e outras situações, serão atendidas pelo cirurgião no posto de saúde 24 horas do Centro e serão encaminhados para a cirurgia no hospital. É mais um avanço na saúde. E aproveito para dizer ainda que tivemos a notícia de que um técnico está vindo para colocar em funcionamento o mamógrafo do Hospital São José”, ressaltou.
Bete ainda comunicou que a Secretaria de Ação Social recebeu um veículo 0km do Governo Federal e que a P2 e os bairros do Timbé e Areias já estão preparados para receber o asfalto.

 Jean - Cópia

Vereador Jean Carlos de Sieno dos Santos (PSC)


O vereador iniciou as atividades legislativas destacando alguns dos seus trabalhos em andamento. O primeiro deles, o Projeto Jovem Aprendiz, é fruto de uma parceria do parlamentar com a OAB subseção de Tijucas/SC, representada pelo Dr. Sávio, e com a Associação Du Projetus, que hoje conta com a participação de 16 jovens de 14 a 24 anos, todos inseridos no mercado de trabalho. Mencionou ainda que a meta do projeto é atingir a marca de 40 jovens atendidos até o mês de junho/14. Destacou também o Campeonato Estadual de Taekwondo, que pela segunda vez terá sua edição realizada em Tijucas, nos dias 29 e 30 de março, com o apoio da Administração Municipal. Salientou que a edição do estadual de Taekwondo realizada em 2013, recebeu o título de competição com mais destaque no Estado, dado pela Federação Catarinense da categoria. Ao final, disse que 2014, por se tratar de ano de Copa do Mundo, parece que o povo brasileiro esquece os problemas enfrentados pela nação, lembrando do momento em que esteve no Rio Grande do Norte, onde o Governo Federal gastou 2 bilhões em um estádio da Copa, e a 6km da tal Arena, as pessoas vivem sem água, luz e saneamento básico, realizando um apelo para que as pessoas lembrem-se disso na hora de votar.

Betinho

Vereador José Roberto Giacomossi, Betinho (PSD)


“Quero parabenizar a Fundação Municipal de Esportes pelo Congresso Técnico, realizado na última sexta-feira, onde tive a satisfação de ser homenageado. Cumprimento toda a equipe da FME, em especial o Robson Varela”, falou Betinho.
O Vereador também comunicou uma boa notícia. “Desde a manhã desta segunda-feira, Nova Descoberta foi contemplada com uma médica, a Dra. Vaneila. De segunda a quinta ela irá atender no posto de saúde de Nova Descoberta e já sabemos que está atendendo muito bem a população. Ela foi disponibilizada por meio da PROVAB – Programa de Valorização a Atenção Básica”, disse.
Betinho ainda aproveitou o assunto para se manifestar sobre comentários de que os Vereadores não levam os problemas ao conhecimento do Prefeito. “A Administração sabe onde está falhando, e os Vereadores aqui ressaltam os problemas na tribuna, também conversamos com o Prefeito. Sugiro que as pessoas que fazem este tipo de comentários arranjem o que fazer”, destacou ele.

Tem

Vereador Vilson Porcincula, Tem (PP)


O Vereador falou sobre o Carnaval Popular de Tijucas. “Parabenizo a Adriana Porto Faria que tem feito um trabalho excelente. Estava muito bom o carnaval, mas também quero criticar pela demora na votação, é uma critica construtiva para que no ano que vem não tenha essa demora. Acredito que esta é uma das únicas Secretarias que está funcionando, pois o restante não dá para elogiar e eu acho que os Vereadores estão mal informados sobre o atendimento de médicos nos postos do interior. Outra coisa, o mamógrafo está no Hospital São José há quase um ano e só agora um técnico vai instalá-lo. As coisas estão muito demoradas”, disse. Tem ainda completou, “sei que a Secretária Rosi tem uma capacidade enorme na Secretaria de Saúde, mas as falhas são enormes. Está faltando medicamento, as respostas que temos é que tem que fazer licitação. Não adianta cobrir o sol com a peneira, as coisas estão difíceis, estão complicadas, nosso hospital está complicado. Eu soube que o Deputado Federal Espiridião Amim conseguiu uma emenda de mais R$ 200 mil para o Hospital São José, penso que nós Vereadores temos muita força, vamos tentar melhorar a qualidade no atendimento do nosso hospital. Acredito que muitas vidas poderiam ser salvas, mas falta atendimento, falta qualidade. São 71 anos e o que mudou? Só as seringas que antigamente esquentávamos no fogo e agora são descartáveis”, manifestou-se o Vereador.

Lialda

Vereadora Lialda Lemos (PSDB)
Demonstrando preocupação com a situação dos andarilhos e mendigos, a Vereadora apresentou um requerimento verbal endereçado ao Prefeito e à Secretária de Ação Social. “Faço de forma verbal um requerimento para que divulgue e mande para esta Casa qual o plano de ação que se tem hoje frente a uma grave situação que se vive no município de Tijucas, que é a questão dos andarilhos e mendigos. Está um caos, o volume é grande, é bastante preocupante e a gente vê que não tem um plano de ação que resolva a situação. É um caso de saúde pública e é necessário que se tenha um plano de ação para resolver o problema de andarilhos e mendigos no nosso município. É preciso que se tenha um centro para acolhimento para que eles tenham atendimento, não há mais como o gestor de Ação Social assistir tudo de camarote e que nada seja feito. Eles nos assediam no semáforo, na porta de banco e em vários lugares, estão tirando o sossego das pessoas que elegeram esta Administração. Infelizmente a cada ano que passa a única coisa que funciona é a entrega do carnê de IPTU, a conta de água sem que ao menos a tenhamos em nossas torneiras, as Secretarias que são inoperantes e o resto a gente não vê”, destacou Lialda.

Eder

Vereador Eder Muraro (DEM)


O vereador convidou a população para participar da Festa de São José, que será realizada nos dias 15 e 16 de março, próximo final de semana, na comunidade de Oliveira.
“Peço que o Prefeito Valério utilize o espaço onde era a escolinha no Oliveira para que faça um centro comunitário, com academia, parquinho e jardim para que as pessoas tenham um espaço para o lazer. Aproveito para pedir que o campinho da Terra Nova seja feito, as crianças cobram, o pessoal gosta de futebol. Temos pouca coisa na nossa comunidade, o pouco que temos ainda nos tiram, que é o caso da nossa escola. Nossa estrada está demais, eu sei que é difícil, é complicado, mas o Prefeito prometeu que depois que fizesse o recapeamento do Timbé, faria o de Terra Nova, Campo Novo e Oliveira, mas era para ter sido em fevereiro e até agora nada. Por favor, vamos dar atenção para aquela estrada”, pediu ele.
O Vereador finalizou fala fazendo uma crítica à Polícia, solicitando agilidade ao efetivo para atender aos chamados. “A culpa é do Governo do Estado, ele precisa pagar um salário digno a esses profissionais, que dê condições de trabalho. Tijucas está a mercê dos bandidos roubando durante o dia, a mão armado, a situação está crítica”, destacou.


Indicações

Nº 39/2014 – Vereador Paulo Sartori (PT)
O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de providenciar a pavimentação da Rua Valdemar Carvalho, localizada no bairro VX de Novembro.
Justificativa: Solicitações dos moradores.
Indicação aprovada.

Nº 40/2014 – Vereador Eder Muraro (DEM)
O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de providenciar a instalação de uma sala de informática no Pré Escolar Flor do Campo.
Justificativa: A que existia foi transferida para a Escola José Feller na localidade de Oliveira.
Indicação aprovada.

Nº 42/2014 – Vereador José Leal Silva Júnior, Lealzinho (DEM)
O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de fazer a manutenção da Travessa João M. Fernandes, no Jardim Progresso, bairro Areias.
Justificativa: Solicitação da comunidade do Jardim Progresso através do morador Marcelo Santos de Marques, que enfrentam dificuldades no seu dia a dia, devido os excessos de buracos.
Indicação aprovada.

Nº 43/2014 – Vereador José Leal Silva Júnior, Lealzinho (DEM)
O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de fazer a manutenção da Travessa Itamar Raulino, no Jardim Progresso, bairro Areias.
Justificativa: Solicitação da comunidade do Jardim Progresso através do morador Marcelo Santos de Marques, que enfrentam dificuldades no seu dia a dia, devido os excessos de buracos.
Indicação aprovada.

Nº 44/2014 – Vereadora Lialda Lemos (PSDB)
A Vereadora no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de providenciar a pavimentação da rua Independência, bairro Praça.
Justificativa: Reivindicação dos moradores, conforme abaixo assinado em anexo.
Indicação aprovada.

Nº 45/2014 – Vereador Paulo Sartori (PT)
O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de pavimentar a Servidão Maria Ternes, via pública localizada no bairro da Joaia, onde foi recentemente instalada a creche.
Justificativa: Solicitação dos moradores.
Indicação aprovada.

Nº 46/2014 – Vereador Paulo Sartori (PT)
O Vereador no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de viabilizar o recapeamento das ruas Maria Carlota Nunes Pereira e Altino Gomes (rua do canto) em Nova Descoberta.
Justificativa: O estado de conservação destas vias públicas esta em péssimo estado, dificultando o acesso dos moradores.
Indicação aprovada.


Nº 54/2014 – Vereadora Lialda Lemos (PSDB)
A Vereadora no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica do Município de Tijucas, solicita que Vossa Excelência analise a possibilidade de providenciar a pintura de todas as faixas de pedestres.
Justificativa: Reivindicação da comunidade.
Indicação aprovada

Requerimentos

Nº 20/2014 – Vereadora Lialda Lemos (PSDB)
A Vereadora no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica de Tijucas, requer que seja despachada correspondência ao Prefeito Municipal, solicitando a informação se todas as carneiras do Cemitério Municipal, são feitas por sistema de tubulação, inclusive as destinadas aos indigentes.
Requerimento aprovado com voto contrário da Vereadora Elizabete Mianes da Silva (PMDB).

Nº 21/2014 – Vereadora Lialda Lemos (PSDB)
A Vereadora no uso de suas prerrogativas legais e de acordo com a Lei Orgânica de Tijucas, requer que seja despachada correspondência ao Prefeito Municipal,solicitando informações sobre o andamento do Conselho de Segurança Pública, tendo em vista que ficou acordado a formação da mesma em Audiência Pública e até o presente momento não se tem maiores informações.
Requerimento aprovado.

Ordem do Dia

Foram enviados para apreciação da Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização os Projetos de Lei nº 2211/ 2014 e 2212/2014 e Projeto de Lei Complementar 24/2014.
Para análise da Comissão Educação, Cultura, Juventude, Direitos Humanos, Saúde, Obras, Serviço Público, Indústria e Comércio foi encaminhado o Projeto de Lei 01/2014.
A próxima sessão será realizada no dia 13 de março, às 20 horas.

 

Você pode ouvir o áudio da sessão clicando: http://youtu.be/GZgPgnHDciA

 

geral 2

geral 3

geral 4

 

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |