topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Defesa Civil emite alerta para mais chuva no Estado

chuvaA Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta ontem à noite para a possibilidade de pancadas de chuva com descargas elétricas no Meio-Oeste, Planalto Norte e Planalto Sul, Vale do Itajaí e Litoral Sul do Estado. A aproximação de uma frente fria na tarde de ontem trouxe chuva para todas as regiões, condição que deve se manter pelo menos até amanhã.

Entre a tarde e a noite de hoje, o calor provoca pancadas isoladas de chuva com trovoadas em boa parte do Estado, com descargas elétricas e rajadas de vento acima de 60km/h. As temperaturas não devem ultrapassar os 30°C, com mínima de 13°C no Planalto Sul.

A média prevista de chuvas nos próximos dias varia entre 50 e 80mm em boa parte do Estado, podendo chegar a 150mm no Planalto Norte. O meteorologista Marcelo Martins, do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia do Estado (Ciram), da Epagri, explica que a ocorrência de granizo da segunda-feira foi intensificada pelo fato de Urubici estar em uma região muito alta, mais de mil metros acima do nível do mar e, portanto, com a superfície mais próxima da base da nuvem.

– Havendo instabilidade associada ao calor e ao aquecimento, pode ter granizo, que é algo muito comum no verão e na primavera no Sul do país, mas não na intensidade com que caiu em Urubici. Podemos dizer que a cada dois ou três meses acontece um fenômeno semelhante em algum lugar da região, mas na maioria das vezes ninguém vê ou registra – explicou.

* Diário Catarinense

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |