topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Campanha nacional de vacinação a contra gripe começa dia 22

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentou nesta quarta-feira (2), em Brasília (DF), a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A mobilização será realizada de 22 de abril a 9 de maio, em parceria com as secretarias estaduais e municipais de saúde de todo o País.gripe

"Esse ano vamos pedir o apoio de toda a população para divulgar a vacinação. Temos enorme capacidade de garantir acesso à vacina, e isso é resultado de um trabalho conjunto com os municípios envolvidos", afirmou Chioro.

A campanha, que estará em 65 mil postos de saúde espalhados pelo Brasil, deve ser ampliada para atender crianças de dois a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e mulheres no puerpério (com 45 dias após o parto). Até o ano passado, a vacina era aplicada apenas em crianças entre seis meses e dois anos. Vacina combate a gripe comum e também o vírus influenza A (H1N1), a gripe suína.

O horário de funcionamento dos postos será das 8 h às 17 h. A meta é imunizar em 2014 quase 50 milhões de pessoas contra, 27% a mais que o ano passado.

O público-alvo são idosos, crianças entre seis meses e dois anos de idade, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas, presidiários, pacientes com comorbidades, mediante indicação médica, e profissionais que trabalham nas unidades que oferecem a vacina.

As ações visam reduzir casos graves, internações e óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Cuidados para evitar contaminação

— Higienize as mãos com água e sabonete ou álcool em gel antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz, e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.
— Mantenha os ambientes ventilados.
— Evite tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies.
— Proteja com lenços (preferencialmente descartáveis) a boca e nariz ao tossir ou espirrar, para evitar disseminação de gotículas das secreções. Se não tiver lenços, proteja o rosto junto à dobra do cotovelo ao tossir ou espirrar.
— Pessoas gripadas devem evitar o contato com outras pessoas suscetíveis.
— Se estiver gripado, evite aglomerações e ambientes fechados.
— Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal.
— Pessoas com suspeita ou confirmação de gripe devem ficar em repouso, ter uma alimentação balanceada e aumentar a ingestão de líquidos.

Fonte:
Ministério da Saúde

 

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |