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Fiesc propõe nova forma de cobrar pedágio na BR-101

Uma ação inédita da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) poderá resultar em mudanças no pedágio e em melhoria do trânsito de veículos na rodovia BR-101. Está contida no projeto A BR-101 do futuro, elaborado pela Comissão de Transporte e Logística da entidade.pedagio

O presidente da comissão, Mario Cezar de Aguiar, também vice-presidente da Fiesc, anunciou a formação de uma comissão com representantes da entidade, do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-SC), da Autopista Litoral Sul, da Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logística (Fetrancesc) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SC), para avaliação criteriosa sobre medidas concretas e prioritárias que podem ser adotadas no trecho concedido da BR-101 até Paulo Lopes. A Fiesc continuará fiscalizando os trabalhos de duplicação das rodovias federais, com medição do engenheiro Ricardo Saporiti. Aguiar vai agilizar também uma ação mais proativa, com soluções para os principais problemas. A primeira proposta pretende substituir a cobrança de pedágio nas praças fixas pelo critério de quilômetro rodado. Um estudo que se encontra na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) revela que apenas 10% dos usuários da BR-101 pagam pedágio no Estado. Cerca de 90% dos veículos circulam pela estrada, mas entre as praças e, portanto, estão livres da tarifa. Nos Estados Unidos e em países europeus, o pedágio é cobrado por quilômetro rodado.

O diretor geral da ANTT, Jorge Luiz Macedo Bastos, já aprovou a ideia. A comissão técnica vai identificar onde estão os principais entraves e as opções: terceira faixa, vias marginais, campanha de educação dos motoristas ou até isenção de pedágio para caminhões que viajarem só de madrugada. A BR-101 tem graves problemas de congestionamento em vários trechos.

Na área concedida, destaca-se Florianópolis. Em Itajaí, o cenário vem se agravando todos os meses pela ausência da via portuária e pela confluência com a BR-470. O contrato de concessão da BR-101 termina em 2032. Vários trechos com grande concentração de veículos já registram congestionamentos a qualquer hora do dia. O único contorno previsto é o de Florianópolis.

 

* Diário Catarinense

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