topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Administração Municipal instala pluviômetros na cidade

admA Administração Municipal de Tijucas, através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil firmou parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - CEMADEN, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres - CENAD, do Ministério da Integração Nacional (MI), visando a implementação do Projeto “Pluviômetros nas Comunidades”, que visa introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais no Brasil, envolvendo a população que vive em áreas de risco, fortalecendo as capacidades locais de enfrentamento de eventos adversos.

O projeto prevê a distribuição de pluviômetros semiautomáticos (equipamento que mede a quantidade de chuva) para serem instalados em áreas de risco e operados por equipes da comunidade local, especialmente treinadas e, desta forma, promover o engajamento e a conscientização dos moradores, completando a rede de informações hidrometeorológicas que fazem parte da estrutura observacional do país para o monitoramento e alertas de desastres naturais.

Em Tijucas, estão sendo instalados 6 pluviômetros semi-automáticos nas localidades: 1. Universitário - Rua Jose Joaquim Santana n° 36 - Secretaria Municipal de Ação Social;2. Areias - Rua 13 de Maio s/n - Escola João Caetano; 3. Itinga - Rua Geral Itinga s/n - Escola Monsenhor Augusto Zucco;4. Praça - Rua Padre Parise s/n – Escola Walter Vicente Gomes; 5. Nova Descoberta - Rua Titico Giacomossi s/n - Escola Olívia Bastos; 6. Joáia - Rua Senador Gallotti s/n – Escola Alexandre Ternes Filho.

O pluviômetro semiautomático a ser instalado próximo às áreas de risco realiza de forma automática a medida e o armazenamento dos valores de intensidade e do acumulado de precipitação pluviométrica que ocorre sobre o local.

A leitura destes valores pode ser realizada diretamente em um visor digital (ou display), sendo que o sistema de armazenamento de dados (ou datalogger) apresenta funcionalidades que permitem a conexão de um dispositivo externo para a retirada dos dados armazenados, os quais poderão ser transmitidos manualmente, por equipes das comunidades das áreas de risco, para os órgãos de monitoramento de desastres naturais.

Em Tijucas, a Administração Municipal inovou com a confecção da base, que até então nenhuma outra cidade havia utilizado, e assim, acabou sendo exemplo de boas práticas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Governo Federal, conforme pode ser constatado no endereço abaixo:
http://www.cemaden.gov.br/pluviometros/galeria.php

* Prefeitura Municipal de Tijucas

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |