topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Setor de reflorestamento de SC apresenta Anuário Estatístico 2014

Com o intuito de apresentar o Anuário Estatístico 2014, que vai subsidiar o IBGE com os dados do Parque Florestal de Santa Catarina, o diretor executivo da Associação Catarinense de Empresas Florestais, Mauro Murara Júnior, ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (14). O espaço da sessão ordinária foi cedido por iniciativa do deputado Jean Kullmann (PSD).

Responsável pelo segundo maior PIB do Estado, superado apenas pela agropecupária, o setor faturou R$ 1, 97 bilhão em 2013, totalizando 5 mil empresas e gerando 91 mil empregos diretos e entre 300 mil e 350 mil empregos indiretos. “Somos o setor que menos impacta o meio ambiente, pois para cada 1 hectare de pinus reflorestado 1, 4 hectare de mata nativa é preservado. Apesar disso, somos pouco ouvidos e estamos aqui para fazer um apelo aos parlamentares para que nos escute antes de legislar, pois assim evitaremos prejuízos para a cadeia produtiva da madeira”, enfatizou Murara.
Exportação
O dirigente informou que SC é o maior exportador de móveis do Brasil, com 37% do total, o 3º em exportação de papel, o 4º em área plantada reflorestada e o 2º em área plantada de pinus. “Santa Catarina não consegue ampliar o seu parque florestal porque não há uma política de produção florestal. Queremos ser chamados para participar das discussões do Código Ambiental, pois temos estudos de pessoas renomadas sobre o tema”.
Apoio parlamentar
Além de Jean Kullmann, os deputados Silvio Dreveck (PP) e Kennedy Nunes (PSD) enalteceram o trabalho das empresas de reflorestamento e reconheceram a sua importância no cenário econômico estadual. “Na Casa há um projeto de lei para readequar o Código Ambiental e contamos com o apoio do setor para aprimorar a matéria, regularizar imóveis e garantir os direitos de quem trabalha nesta atividade”, completou Kullmann.

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |