topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Frio chega a SC a partir de sexta-feira

Ciclone extratopical deixa navegação perigosa e massa de ar polar chegar ao Estado

Desde a última quarta-feira o tempo em Santa Catarina passou por várias mudanças. De sol e temperaturas mais altas, a chuva marcou a noite de quarta e manhã de quinta-feira em todas as regiões. E haverá mais alterações nas próximas horas. Um ciclone extratropical atuará no Sul do Brasil e trará ventos fortes na sexta-feira. Há alerta para a navegação em todo o Litoral.

Nesta quinta-feira, a chuva que atinge o Estado está perto dos 100 mm em algumas cidades. As mais afetadas por enquanto são Abdon Batista, Campos Novos e Campo Belo do Sul, todas na Serra, e que passaram de 90 mm. O volume de chuva para todo o mês de maio costumar ser entre 140 e 190 mm, segundo o meteorologista da RBS, Leandro Puchalski.

Chuva intensa fez surgir um mar de guarda-chuvas em Blumenau
Foto: Gilmar Souza/ Agência RBS

Confira a tabela divulgada nesta manhã:
Abdon Batista: 96 mm
Campos Novos: 90 mm
Campo Belo do Sul: 90 mm
Mondaí: 78 mm
São Joaquim 74 mm
Chapecó: 73 mm
Painel: 69 mm
Água Doce: 66 mm
Urupema: 63 mm
Ouro: 64 mm
Passos Maia: 61 mm
Águas Frias: 58 mm
Bocaina do Sul: 53 mm

O risco de chuva forte continua em Santa Catarina, mas segundo Puchalski isso deve ocorrer de maneira isolada. A chuva deve continuar ao longo do dia de maneira moderada (forte em alguns momentos). Ainda assim, há chance do céu abrir em alguns momentos.

— A previsão é que a gente ainda continue com nebulosidade por toda Santa Catarina. Chamo atenção para que, no decorrer do dia, vamos ter períodos de melhoria à tarde, mesmo que os mapas mostrem tantas nuvens sobre o Estado — destaca Puchalski.

Novas alterações para sexta-feira

A chuva não permanecerá por muito tempo em Santa Catarina. A frente fria dará espaço para a atuação de um ciclone extratropical que deve atingir o Sul do Brasil na sexta-feira. O resultado será ventos fortes e mar agitado, inclusive no fim de semana.


Mar ficará mais agitado a partir de sexta-feira em Florianópolis.
Foto: Charles Guerra/ Agência RBS

A orientação é para tomar cuidados com a navegação. Mesmo o ciclone atuando afastado da costa, na altura do Uruguai, vai trazer forte ondulação Sul para o Litoral de Santa Catarina, explica Puchalski.

São esperadas ondas de 1,5 a 2,5 metros na costa e de 3 a 4 metros mais afastado na sexta-feira. Já no fim de semana há leve melhora, com 1 a 2 metros na costa e 3 a 4 metros mais afastado.

Frio de inverno

Junto com o ciclone extratropical, chegará ao Estado uma intensa massa de ar polar que derrubará as temperaturas no fim de semana. Há previsão de geada na Serra.

Mas já na sexta-feira o frio deve marcar presença. A previsão é de amanhecer gelado, com 3 a 5ºC, no Oeste, no Planalto Norte e na Serra.

No sábado, mesmo com a previsão de sol e tempo bom, a Serra deve registrar temperaturas abaixo de 0°C. Ao longo do dia o frio segurá intenso na região e no Oeste. No domingo, com o aumento de nuvens, o dia continuará frio.

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |