Obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis começam nesta quinta-feira
Ibama autoriza antecipação dos trabalhos da Autopista Litoral Sul
Após a autorização dada pelo Ibama, a Autopista Litoral Sul deu largada nesta quinta-feira nas obras do Contorno Viário da Grande Florianópolis. O trecho contemplado no momento é a faixa entre o km 211 e km 225 da BR-101, em São José. Os trabalhos são iniciais e compreendem a limpeza e a terraplanagem da área.
Detalhes sobre o trajeto do contorno:
O parecer favorável do órgão ambiental era fundamental para o começo das ações. Até porque a Licença de Instalação do trecho intermediário já foi liberada em 9 de maio e colocava como condicionante o início das obras em até 30 dias.
Outro passo emblemático é os processo de 626 indenizações. O gerente de planejamento da Autopista, Marcos Guedes, tentou minimizar a questão dizendo que 90% já foram concluídas e que, por isso, os trabalhos podem ser agilizados.
— Ficamos muito satisfeitos com a decisão do Ibama de autorizar o início imediato da obra. Com o apoio da ANTT, do Ibama, da Funai e do Iphan, que deram agilidade ao processo, vamos começar a obra na quinta-feira pela manhã. Nosso objetivo é
terminar esses 14 quilômetros iniciais em 24 meses.
Mesmo que este trecho possa ser concluído em dois anos, a obra toda fica longe de ter terminada. Outros 36 quilômetros precisam ter finalizados. A previsão da Autopista é otimista e estabelece prazo final de três anos para que todo o Contorno Viário seja concluído.
Numa explicação breve, o contorno visa desviar o fluxo de trânsito da BR-101 entre Governador Celso Ramos e Palhoça.
Confira entrevista com o gerente de planejamento da obra
Em entrevista concedida à CBN Diário, o engenheiro civil e gerente de planejamento da Autopista Litoral Sul, Marcos Guedes, falou sobre as expectativas para a obra do Contorno Viário da Grande Florianópolis. Entre os pontos destacados por ele estão as frentes de trabalho, as autorizações do Ibama e o andamento das desapropriações.
CBN Diário — As obras começam oficialmente nesta quinta-feira de que forma?
Marcos Guedes — As obras já iniciaram hoje. O pessoal já está em campo com os equipamentos. O primeiro passo é fazer uma mobilização do equipamento e fazer os levantamentos topográficos iniciais para que haja a possibilidade de fazer os serviços.
CBN Diário — As desapropriações já foram concluídas? Isso não impede que a obra comece?
Marcos Guedes — Não foram concluídas. Elas estão em andamento. De hipótese alguma isso impede o começo das obras. Temos frente de serviço suficiente para trabalharmos em um período de seis meses sem problema nenhum.
CBN Diário — Assim que o Ibama autorizar o início dos trabalhos nas duas cabeceiras, vocês terão outras frentes de trabalho? Saindo, quem sabe, da BR-101, das duas confluências, para se encontrar?
Marcos Guedes — Positivo. Saindo a licença de instalação para os demais trechos, nós iniciaremos os serviços paralelamente. Vamos subdividir em diversos trechos e iniciar diversas frentes de trabalho ao mesmo tempo. Nossa meta é executar o serviço no prazo previsto de três anos.
DIÁRIO CATARINENSE.