Chuva causa estragos em 27 cidades catarinenses no fim de semana

Nove cidades decretam situação de emergência e duas estado de calamidade pública

Chuva causa estragos em 27 cidades catarinenses no fim de semana Salmo Duarte/Agencia RBS

A chuva que atingiu Santa Catarina neste final de semana deixou 27 cidades prejudicadas, 670 desabrigados e pelo menos 16 mil pessoas desalojadas. A contabilização é da Defesa Civil até final da manhã desta segunda-feira. As áreas atingidas continuam a ser monitoradas pelo órgão, que tem equipes atuando diretamente nos municípios.

Até as 13h, seis municípios decretaram situação de emergência — Corupá, Major Vieira, Rio das Antas, Vitor Meireles, Presidente Getúlio e Santa Terezinha. Outras seis cidades comunicaram situação similar, mas não tiveram decreto oficializado até o fim da manhã de segunda-feira — Canoinhas, Jaraguá do Sul, Mafra, Rio dos Cedros, Timbó e Três Barras. Rio Negrinho decretou estado de calamidade pública e a Defesa Civil aguarda documentação para confirmar o mesmo estado em Guaramirim.

Maior volume de chuva foi em Corupá

Em levantamento divulgado pela Defesa Civil Estadual, feito entre as 8h do dia 5/6 e as 8h desta segunda-feira, dia 9, Corupá foi a mais atingida pelos temporais. Nas últimas 96h, o município registrou 462,6 milímetros de chuva. Até o final da manhã, a cidade já tinha 457 desalojados e sete desabrigados.

Jaraguá do Sul teve 374,8mm, Três Barras e Porto União tiveram 334mm, e Papanduva 326,2mm. Outras 12 cidades tiveram volumes maiores do que 200mm no mesmo período.

Aulas foram suspensas na manhã desta segunda-feira em Blumenau
Foto: Rafael Steinbach, Especial

Municípios tiveram aulas canceladas

De acordo com informações do governo estadual, as aulas foram canceladas nesta segunda-feira em 15 municípios catarinenses: Jaraguá do Sul, Corupá, Massaranduba, Schroeder, Guaramirim, Papanduva, Luiz Alves, Rio Negrinho, Mafra, Itaiópolis, Doutor Pedrinho, Benedito Novo, Timbó, Rodeio e Rio dos Cedros.

Blumenau também teve as aulas da rede estadual suspensas na manhã desta segunda, e em Indaial as Escolas Arapongas e o Colégio Municipal estão sem aulas por servirem de alojamento para desabrigados.

Energia elétrica começa a ser estabilizada

Por volta das 11h20min, cerca de 5.600 unidades consumidoras ainda permaneciam sem energia no Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí. De acordo com as Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc), equipes da empresa atuavam nas áreas mais atingidas para reestabelecer o serviço.

Região Norte foi a mais afetada no fim de semana

A região Norte de Santa Catarina foi a mais atingida com a chuva, que chegou ao Estado por causa de uma frente fria. Quatro pessoas — incluindo duas crianças — ficaram feridas em um deslizamento de terra em Guaramirim, que encaminhou pedido de estado de calamidade pública após ter 15 mil desalojados.

Confira as galerias de fotos com as áreas atingidas no fim de semana

No fim da noite de domingo, o município de Rio Negrinho foi o segundo a decretar calamidade pública. O Vale do Itapocu e o Planalto Norte foram as regiões mais atingidas, com pelo menos 200 famílias desabrigadas e centenas de desalojados.

Bombeiros sobrevoaram área alagada da Bacia do Rio Itapocu no domingo