topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Vírus que causa paralisia infantil é encontrado em São Paulo

Ministério da Saúde informa que o achado não significa qualquer mudança na situação epidemiológica do Brasil
As autoridades de saúde brasileiras aumentaram a vigilância para detectar sinais do WPV1 - sigla do vírus em inglês - e de possíveis casos da doença. Porém, o Ministério da Saúde informa, em nota, que “esse achado não significa qualquer mudança na situação epidemiológica do Brasil".

Segundo a OMS, alerta de emergência mundial apenas garante a mobilização de recursos e apoio internacional capazes de garantir que a erradicação global da doença seja alcançada, já que alguns países continuam detectando casos de poliomielite, como Síria, Paquistão, Afeganistão, Guiné Equatorial, Etiópia, Iraque, Israel, Somália e Nigéria.

Em entrevista à agência de notícias Reuters, o secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Jarbas Barbosa, disse que o caso se trata provavelmente de “um viajante”.

A última campanha nacional de imunização contra a paralisia infantil no Brasil foi realizada há um ano, e a cobertura alcançada foi de 95%.

Sobre a poliomielite:

Mais conhecida como paralisia infantil, a poliomielite é uma doença infecciosa viral aguda (causada pelo Poliovírus) e pode ser transmitida de pessoa a pessoa, principalmente pelas fezes e saliva. Embora ocorra com maior frequência em crianças menores de quatro anos, também atinge adultos. O período de incubação varia de dois a trinta dias sendo, em geral, de sete a doze dias.

A doença apresenta poucos sintomas (forma subclínica) ou nenhum. Eles são parecidos com os de outras doenças virais ou semelhantes às infecções respiratórias como gripe: febre, dor de garganta, náusea, vômito, constipação (prisão de ventre), dor abdominal e, raramente, diarreia. Depois de contrair a poliomielite, o paciente perde da força muscular e dos reflexos, além de diminuir a sensibilidade no membro atingido.

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |