topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

1 ano do registro de neve histórica em número de cidades

No último domingo, dia 20 de Julho, completou 57 anos da maior nevasca registrada em Santa Catarina.

http://wp.clicrbs.com.br/blogdopuchalski/files/2014/07/palhoca-neve-floripa-premium-foto-vilson-ribeiro.jpg

Essa nevasca de São Joaquim é considerada a maior já ocorrida no estado em consequência do acumulado de neve que chegou a marca de 1,30 m.

Mas é amanhã, quarta-feira dia 23 de Julho, que completa 1 ano do maior registro de neve em abrangência no estado, que atingiu 118 municípios catarinenses.

palhoca-neve-floripa-premium-foto-vilson-ribeiro

Foram dias seguidos de temperaturas negativas no estado, devido uma massa de ar polar que influenciou o tempo durante mais de uma semana.

Ao todo foram 113 cidades a registrar o fenômeno, entre os dias 22 e 25 de Julho de 2013. Além de 35 cidades que registraram chuva congelada.

Cidades do Oeste, Serra e Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis estão na lista. No Vale do Itajaí o fenômeno não era visto há 13 anos. No Morro do Cambirela, a última neve registrada tinha sido em 1984.

neve grande florianopolis morro do cambirela

Em comparação com os últimos anos, 2013 teve neve em MUITOS lugares. Em 2011, por exemplo, apenas 16 municípios registraram neve e em 2010 um pouco mais, totalizando 26 cidades.

Uma das perguntas mais freqüentes nessa época do ano é:

Sem dúvida os meses de Junho, , Julho e Agosto são os mais favoráveis, mas ainda pode-se ter nevadas tardias em Setembro.

Ainda falando em períodos mais favoráveis pode-se dizer que em anos neutros, sem a ocorrência de eventos El Niño ou La Niña, esse fenômeno é mais frequente, especialmente as ocorrências de Setembro.

Mas para previsão desse fenômeno só mesmo a previsão diária poderá dizer, já que a neve é um fenômeno com previsão de curto prazo.

Abaixo a mapa e na sequência segue a lista com com as cidades que registraram ano passado:

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |