Mudança no tempo traz chuva com descargas elétricas para Santa Catarina

Depois do calorão do fim de semana, a segunda-feira é marcada pela chegada de instabilidades

Depois de um fim de semana com calor de rachar, a segunda-feira é marcada por mudanças no tempo em Santa Catarina. As grandes temperaturas adiantaram a chegada de um sistema de chuvas, que passa a atuar no Estado ao longo do dia. O sol vai predominar entre nuvens em grande parte do dia, mas há risco de temporais e descargas elétricas de acordo com os meteorologistas do Ciram/Epagri.

A chuva chega em SC pelos municípios que fazem divisa com o Rio Grande do Sul e depois avança para as demais regiões do Estado. O aumento de nebulosidade será gradativo e as temperaturas não sobem tanto quanto nos últimos dias, mas podem chegar aos 25ºC na maioria das cidades segundo informações da Central de Meteorologia da RBS. Isso não vale tanto para o Vale do Itajaí e para o Norte, que segundo Leandro Puchalski continuam com o calorão nesta segunda-feira.

— A maioria das regiões terá apenas o aumento de nebulosidade, com excessão do Sul do Estado, que já começa a ter aumento de nuvens ainda durante a manhã e onde podem ocorrer temporais isolados. Nas demais localidades, as pancadas de chuva podem ocorrer entre o fim da tarde e a noite — comenta o meteorologista da RBS Leandro Puchalski.

Calorão do fim de semana

O que manteve os dias lindos de céu azul e o calorão de verão no fim de semana foi a atuação de um bloqueio atmosférico. De acordo com a Central de Meteorologia da RBS essa condição barrou o avanço dessa frente fria – sistema de chuvas – que começa a atuar por nesta semana.

— Como sabemos a frente fria, é o encontro de uma massa de ar quente com uma massa de ar frio, como podemos ver esse final de semana o que influenciou o tempo aqui no estado foi essa massa de ar mais quente que antecede a chuva — explica a técnica em meteorologia da RBS Bianca Pereira de Souza.

Confira algumas temperaturas registradas no domingo:

Criciuma: 34,5ºC
Urussanga: 33ºC