topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Mudança no tempo traz chuva com descargas elétricas para Santa Catarina

Depois do calorão do fim de semana, a segunda-feira é marcada pela chegada de instabilidades

Depois de um fim de semana com calor de rachar, a segunda-feira é marcada por mudanças no tempo em Santa Catarina. As grandes temperaturas adiantaram a chegada de um sistema de chuvas, que passa a atuar no Estado ao longo do dia. O sol vai predominar entre nuvens em grande parte do dia, mas há risco de temporais e descargas elétricas de acordo com os meteorologistas do Ciram/Epagri.

A chuva chega em SC pelos municípios que fazem divisa com o Rio Grande do Sul e depois avança para as demais regiões do Estado. O aumento de nebulosidade será gradativo e as temperaturas não sobem tanto quanto nos últimos dias, mas podem chegar aos 25ºC na maioria das cidades segundo informações da Central de Meteorologia da RBS. Isso não vale tanto para o Vale do Itajaí e para o Norte, que segundo Leandro Puchalski continuam com o calorão nesta segunda-feira.

— A maioria das regiões terá apenas o aumento de nebulosidade, com excessão do Sul do Estado, que já começa a ter aumento de nuvens ainda durante a manhã e onde podem ocorrer temporais isolados. Nas demais localidades, as pancadas de chuva podem ocorrer entre o fim da tarde e a noite — comenta o meteorologista da RBS Leandro Puchalski.

Calorão do fim de semana

O que manteve os dias lindos de céu azul e o calorão de verão no fim de semana foi a atuação de um bloqueio atmosférico. De acordo com a Central de Meteorologia da RBS essa condição barrou o avanço dessa frente fria – sistema de chuvas – que começa a atuar por nesta semana.

— Como sabemos a frente fria, é o encontro de uma massa de ar quente com uma massa de ar frio, como podemos ver esse final de semana o que influenciou o tempo aqui no estado foi essa massa de ar mais quente que antecede a chuva — explica a técnica em meteorologia da RBS Bianca Pereira de Souza.

Confira algumas temperaturas registradas no domingo:

Criciuma: 34,5ºC
Urussanga: 33ºC
Joinville: 32,3ºC
São José: 32ºC
Blumenau: 31ºC
Florianópolis: 31ºC
Joaçaba: 27ºC
Canoinhas: 27ºC
Chapecó: 26,5ºC
São Joaquim: 23ºC


Litoral Norte
Máxima: 31°C
Mínima: 17°C

Planalto Norte
Máxima: 24°C
Mínima: 13°C

Grande Florianópolis Litorânea
Máxima: 26°C
Mínima: 15°C

Grande Florianópolis Serrana
Máxima: 22°C
Mínima: 10°C

Vale do Itajaí
Máxima: 27°C
Mínima: 14°C

Litoral Sul
Máxima: 24°C
Mínima: 7°C

Planalto Sul
Máxima: 19°C
Mínima: 5°C

Meio Oeste
Máxima: 25°C
Mínima: 9°C

Oeste
Máxima: 26°C
Mínima: 12°C

Extremo Oeste
Máxima: 24°C
Mínima: 14°C

Fonte: Epagri/Ciram

DIÁRIO CATARINENSE

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |