Câmara aprova criação da Semana Municipal de Ciclismo

ciclistaPara quem gosta de andar de bicicleta, uma boa notícia: os vereadores de Tijucas aprovaram, em votação única, a criação da Semana Municipal de Ciclismo. Se for sancionado pelo prefeito, o evento será celebrado entre 10 e 16 de junho de cada ano, em conjunto com a Semana do Município.

Entre os objetivos da Semana Municipal de Ciclismo estão a discussão da mobilidade urbana; a divulgação do uso da bicicleta como forma de exercício e meio de transporte; o estudo para viabilização de ciclovias; e a promoção do respeito mútuo entre ciclistas, motoristas e pedestres.

Para alcançar resultados positivos, a proposta também inclui ações de conscientização sobre a importância do ciclismo e da prática de esportes para uma vida mais saudável. A lista de benefícios para quem pratica atividades físicas é extensa. Segundo informações do Ministério da Saúde, além de reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol, fazer exercícios também ajuda no controle da diabetes, fortalece músculos e ossos e melhora a capacidade pulmonar.

Autor do projeto de lei, o vereador Sérgio Murilo Cordeiro (PMDB) explicou o a proposta durante a sessão. “É importante trazermos esses tipos de discussões para a cidade, fazendo com que a administração crie eventos para debater a construção de ciclovias ou ciclofaixas”, apontou.

Para o vereador Vilson José Porcincula (PP), a ideia é excelente, mas o investimento público na área ainda é pequeno. “É cada vez mais necessário falarmos sobre mobilidade urbana e o desenvolvimento do esporte no município, mas é preciso aplicar mais recursos nessas atividades. Tijucas tem incentivado apenas o futebol”, comentou.

Outro parlamentar a apoiar o projeto foi Jean Carlos de Sieno dos Santos (PSC), que falou sobre a integração social promovida pelo esporte. “Quando eu era criança, fazíamos competições de bicicleta nos finais de semana, e isso era uma coisa muito bacana porque envolvia as pessoas em torno de uma atividade”, disse. Jean também afirmou que o município precisa incentivar novas modalidades além do futebol.

Íntegra da proposta
PL Nº 028/2014