Vereador Leal representa Câmara em evento do Comitê de Tijucas

cafe-com-a-imprensa-comiteRepresentando a Câmara Municipal de Tijucas, o vereador José Leal (DEM) participou na tarde de segunda-feira (30) de uma palestra elaborada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. O objetivo do encontro foi apresentar os trabalhos do Comitê aos jornalistas da região e sensibilizar a imprensa em relação à proteção das riquezas hídricas.

Convidada especial, a jornalista Lourdes Sedlacek iniciou o bate-papo contando sua experiência como repórter e assessora de imprensa na cobertura de matérias ambientais. A profissional também trouxe à tona discussões atuais ligadas ao meio ambiente, como o crescimento da população mundial, o consumismo e a escassez de recursos naturais.

Em sua fala, a Lourdes chamou atenção para ações que desenvolvam a cidadania e a participação das comunidades na solução de problemas relacionados ao meio ambiente. “Eu aprendi que, muitas vezes, a minha parte inclui também fazer a parte do outro”, disse Sedlacek ao defender que as pessoas precisam se responsabilizar pelas suas ações e situações.

Com relação à imprensa, a jornalista criticou a forma de trabalho da mídia, que geralmente concede destaque às tragédias ambientais, mas não trata das boas práticas – o que poderia ajudar a conscientizar a população sobre o tema.

Comitê de Tijucas
Para sensibilizar e familiarizar os jornalistas locais à atuação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, o presidente da entidade, Adalto Gomes, fez um breve resumo sobre as ações e propostas da instituição. Segundo Gomes, entre as realizações atuais do Comitê estão a recuperação da mata ciliar (vegetação que fica às margens dos rios e mananciais) da região e a pretensão de monitorar historicamente a qualidade da água.

Voltado para os profissionais da imprensa, Gomes explicou que o Comitê tem por responsabilidade gerenciar a água da região, garantindo a quantidade e a qualidade dos recursos hídricos. O presidente também introduziu aos jornalistas a legislação que ampara a gestão de águas no Brasil, em especial a Lei nº 9.433/97 e a Lei Estadual nº 9.748/94 – que instituem a Política Nacional e Estadual de Recursos Hídricos, respectivamente.

Câmara de Tijucas
Representando a Câmara Municipal no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas, o vereador José Leal (DEM) parabenizou a realização do evento e incentivou a participação da imprensa na cobertura ambiental. O parlamentar ainda ressaltou a importância do fortalecimento do Comitê para uma efetiva gestão das águas. “Não podemos esperar que os recursos acabem para tomar alguma atitude”, frisou.

Por Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa da CMT