Presidente busca informações sobre situação do Hospital São José

hospital soa joseNa última quinta-feira (18), o presidente da Câmara Municipal de Tijucas, vereador Eder Muraro (DEM) – juntamente com o repórter Sidnei Miranda, da Rádio Vale – conversou com o administrador do Hospital São José e Maternidade Chiquinha Gallotti sobre as dificuldades no atendimento de emergência em Tijucas.

De acordo com o gerente da unidade hospitalar, Vagner Anjos, o pronto-socorro é uma das áreas mais importantes da instituição – recebendo cerca de 2500 pacientes por mês -, mas também é onde existem os maiores problemas. Apesar dos obstáculos, Anjos percebe melhorias na qualidade do atendimento.

“Nós percebemos uma evolução na clínica médica, desde fevereiro de 2014 conseguimos um médico fixo, o que oferece mais segurança”, conta o administrador. Além disso, desde 2013 o hospital vem investindo na educação continuada dos seus 120 funcionários. Outra evolução está na quantidade de médicos-plantonistas, que passou de quatro para uma média de 11 no período de dois anos.

Com o aumento no número de profissionais, a carga horária dos plantonistas também diminuiu, conforme explica Anjos. “Em 2013 tínhamos médicos que faziam até 72 horas de plantão, hoje esse número dificilmente passa de 12 horas”, comenta. A instalação da nova recepção, com a centralização do fluxo de pacientes, também teria contribuído para a melhora do atendimento.

Em relação às cirurgias, segundo o coordenador, o hospital só não realiza mais operações por conta da ausência de um profissional vinculado ao município e que permaneça todos os dias. A intenção também é ampliar as operações na área urológica após a compra de novos equipamentos. “Temos um projeto audacioso de criar um serviço de diagnóstico por imagem (tomografia, ultrassom) na parte mais antiga do hospital”, conta Anjos.

Dificuldades financeiras
Durante a conversa com o presidente da Câmara, o administrador da instituição lembrou que o Hospital São José quase “fechou as portas” no final de 2014. Para manter a unidade aberta foi necessário o esforço conjunto de várias pessoas e entidades. “A obtenção de recursos não se trata de um “problema do hospital”, mas de um problema “nosso” [de toda comunidade] e essa é uma luta diária”, alertou o gestor.

Na sessão do dia 15 de junho, o vereador Sérgio Murilo Cordeiro (PMDB) sugeriu que seja feita uma audiência pública para verificar quais medidas devem ser tomadas para auxiliar a unidade de saúde. Segundo o parlamentar, o momento é propício para buscar verbas junto ao Secretário Estadual de Saúde, João Paulo Kleinubing.

Por Rafael Spricigo, com informações do repórter Sidnei Mirando (Rádio Vale).
Assessoria de Imprensa da CMT