Vereadores participam de abertura da Conferência Municipal de Saúde

conferencia-municipal-de-saudeO presidente da Câmara Municipal de Tijucas, Eder Muraro (DEM), e os vereadores Sérgio Murilo Cordeiro (PMDB) e Vilson José Porcíncula (PP) participaram da cerimônia de abertura da Conferência Municipal de Saúde, realizada no dia 13 de julho no Anfiteatro Leda Regina de Souza. O objetivo da Conferência é analisar as prioridades locais de saúde, formulando propostas em âmbito municipal.

De acordo com a Lei Federal nº 8.142/90, a Conferência Municipal de Saúde é o fórum municipal de debates sobre saúde, aberto a todos os segmentos da sociedade e tem por finalidade fortalecer a participação popular e o controle social nas ações governamentais; fixar as diretrizes gerais da Política Municipal de Saúde; e eleger os delegados para a Conferência Estadual de Saúde do estado de Santa Catarina.

Ao abrir o evento, o secretário municipal de saúde, Luiz Rogério da Silva, afirmou que a etapa de debate local é essencial para que a administração pública repense a qualidade do atendimento dos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde. Para o secretário, o direito à saúde continua enfrentando os mesmos problemas desde a promulgação da Constituição Federal, em 1988. “Os desafios continuam sendo os mesmos, precisamos discutir, por exemplo, como financiar um sistema tão grande e tão abrangente”, afirmou.

Em seu discurso, o presidente da Câmara Municipal, vereador Eder Muraro, incentivou a participação popular e dos servidores da área da saúde no debate. “Com a experiência das pessoas aqui presentes, acredito que sairá daqui uma proposta que irá conseguir melhor o atendimento no SUS, humanizando todo o processo”, avaliou o parlamentar.

Para o vereador Sérgio Murilo Cordeiro, o sistema de saúde brasileiro está evoluindo. “Através dos anos, o SUS vem sendo lapidado por meio do engajamento de diversos setores da sociedade. Para continuar com essas melhorias, precisamos entender o SUS como forma de efetivar a democracia e a distribuição de riquezas, já que as pessoas que as pessoas mais pobres são as que mais precisam desse auxílio”, refletiu.

Ainda pensando na melhoria do atendimento, o enfermeiro e vereador Vilson José Porcíncula disse que a valorização e a qualificação do profissional da saúde são fundamentais para que sejam alcançados resultados positivos. Último a falar, o prefeito de Tijucas, Valério Tomazi, pediu que os participantes se esforçassem para trazer propostas viáveis, sempre considerando a realidade e os recursos disponíveis para o município.

Por Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa da CMT