COMUNICADO OFICIAL

comunicado-oficialCom o objetivo de dar transparência às suas ações e aos fatos de que teve conhecimento, a Câmara Municipal de Tijucas vem a publico informar que encontrou indícios de desvio de recursos públicos em suas contas de anos anteriores. Segundo informações da Assessoria Jurídica da Casa Legislativa, foram descobertos boletos bancários falsificados, com o código de barras alterado e valores distorcidos.

Cabe ressaltar que a ação teria sido praticada por ex-funcionário, não havendo indícios de que outros servidores ou vereadores tenham participado da ilegalidade. Com relação aos valores, a administração ainda não sabe precisar qual o dano causado aos cofres públicos, mas estima-se que seja um valor de pequena monta.

Ao tomar conhecimento das informações, a Câmara Municipal de Tijucas prontamente acionou as autoridades competentes. Na tarde de quarta-feira (15) foi lavrado boletim de ocorrência (BO) junto à Polícia Civil; o Ministério Público foi comunicado oficialmente na tarde de quinta-feira (16); e o Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi consultado para abertura de processo administrativo.

Internamente, para apurar o caso, a Câmara constitui “Comissão para Tomada de Contas Especial” – formada por servidores efetivos com apoio da Assessoria Jurídica da Casa – que deverá examinar os fatos e as supostas irregularidades ocorridas entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014. A partir de agora, a Câmara possui prazo de 180 dias para emitir relatório-final sobre a situação.

Para evitar que informações errôneas fossem divulgadas, o presidente da Câmara Municipal de Tijucas, vereador Eder Muraro, convocou uma coletiva com a imprensa local e prestou esclarecimentos, ainda de quinta-feira (16).