Indicação sugere cooperação entre APAE e Município para melhorar saúde

hidroterapiaUma indicação sugerida pelo vereador Vilson José Porcíncula, do Partido Progressista (PP), pretende trazer para os moradores de Tijucas a possibilidade de tratamento por meio de hidroterapia. A iniciativa – indicação nº 164/2015 - apresenta uma parceria entre o Município e a Associação de Pais e Amigos dos Especiais (APAE).

Em sua sugestão, o vereador Vilson Porcíncula pede ao prefeito Valério Tomazi que analise a possibilidade de pagar a manutenção dos equipamentos de hidroterapia da APAE, cujo custo mensal é de R$ 2 mil. Em contrapartida, o Município exigiria o direito de utilizar as dependências da instituição para suprir as necessidades locais. Para isso seja possível, os horários seriam estabelecidos em comum acordo entre os órgãos.

Durante a quinta sessão de agosto, realizada no dia 24, o parlamentar defendeu a proposta. “O setor de saúde tem uma procura muito grande para hidroterapia, então essa é uma contraproposta na qual a APAE concede os equipamentos e o Município a verba de R$ 2 mil para a manutenção, garantindo o atendimento por parte da Secretaria Municipal da Saúde”, explicou.

A hidroterapia
A hidroterapia, também conhecida como fisioterapia aquática ou aquateria, é uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina para acelerar a recuperação de pacientes com lesões ou artrite.

Geralmente, a hidroterapia é feita por um fisioterapeuta e é muito utilizada por gestantes e idosos no tratamento de artrite, artrose, reumatismo, problemas ortopédicos, lesões musculares, dores articulares, etc.

Por Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa da CVT