PL cria “Semana de Lixo Zero” no calendário oficial de Tijucas

planetaAprovado pelos vereadores de Tijucas no dia 5 de novembro, o Projeto de Lei (PL) nº 38/2015 institui no Calendário Oficial de Eventos do Município a “Semana Municipal de Lixo Zero”, com comemoração na última semana do mês de outubro de cada ano. De autoria da vereadora Lialda Lemos (PSDB), a proposta busca reduzir a quantidade de lixo produzida pela cidade e, com isso, diminuir o impacto gerado ao meio ambiente.

De acordo com o texto aprovado pelo Poder Legislativo, a lei possui por objetivos fomentar a economia circular; conscientizar a redução dos resíduos por toda a sociedade; e incentivar o consumo consciente, além de outras seis metas.

Ao defender a proposta, a vereadora Lialda Lemos (PSDB) argumentou que é preciso aumentar o engajamento popular em torno do tema. "Atualmente, não temos uma participação efetiva, com um dia específico que busque incentivar reflexões sobre a reciclagem, o consumo consciente e ações ambientais. Precisamos mudar esta cultura que joga o lixo no terreno baldio, precisamos incutir na consciência das pessoas que esse tipo de ação tem um impacto muito negativo para a natureza", disse.

Protocolada na Câmara no dia 18 de agosto, a proposta foi aprovada em primeira votação em 26 de outubro e em segunda votação no dia 5 de novembro. A partir de agora, o projeto segue para o prefeito, que poderá sancionar ou vetar o texto.