topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Tijucas tem nota 8,5 em transparência, diz levantamento do MPF

transparenciaDe acordo com o Mapa Nacional da Transparência, desenvolvido pelo Ministério Público Federal (MPF), Tijucas está entre os 40 municípios do Estado com maior transparência na divulgação de informações em seus portais eletrônicos. Com nota 8,5, o município encontra-se na 39ª posição, entre as 295 cidades catarinenses estudadas. A média estadual é de 6,86 pontos.

A base de cálculo foi estabelecida em cima de um questionário elaborado pelo grupo de Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), e levou em consideração a quantidade e a qualidade das informações disponibilizadas pelos governos municipais.

Entre os requisitos apurados pelo órgão estavam a disponibilidade de ferramentas de pesquisa na página da entidade; os detalhes na divulgação das receitas e despesas; remuneração dos agentes públicos; divulgação de contratos; indicações de contato, entre outros.

Ao acessar o Portal da Transparência de Tijucas, qualquer pessoa tem em suas mãos informações sobre as receitas, despesas, o patrimônio público, licitações, contratos, lista de pessoal e demonstrativos financeiros do municípios. A navegação é intuitiva, mas o entendimento dos valores exige algum conhecimento técnico em orçamento e administração pública.

Primeiro lugar
No topo da classificação, os municípios catarinenses com maior nota no quesito transparência foram Botuverá e Jaraguá do Sul – ambos com nota 9,8. Localizado no Vale do Itajaí, Botuverá tem população estimada de 4.864 habitantes. Bem maior, Jaraguá do Sul é hoje o terceiro núcleo industrial do Estado, com uma população estimada em cerca de 160 mil moradores.

Em uma comparação nacional, Santa Catarina apresentou o melhor índice de transparência dos governos municipais em relação com outros Estados. Isso significa que, na média, os municípios catarinenses divulgam mais informações aos cidadãos que os municípios de outros Estados. Segundo o estudo, os governos municipais de Santa Catarina possuem nota média de 6,86, contra 6,06 do Rio Grande do Sul e 6,03 de Pernambuco.

Câmara de Vereadores
Em relação aos dados divulgados pela Câmara de Vereadores, as informações são disponibilizadas no site do Poder Legislativo e também no Portal da Transparência. Todos os valores recebidos e gastos são atualizados em tempo real, possibilitando que a população atue como fiscal das contas públicas, em um verdadeiro exercício de cidadania.

Informações relacionadas

Ranking da Transparência
Índice Municipal em Santa Catarina;
Portal da Transparência de Tijucas.

Assessoria de Imprensa

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |