topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Resumo da sexta sessão ordinária de maio

sessao 30No dia 30 de maio de 2016, a Câmara Municipal de Tijucas realizou a sua sexta sessão ordinária do mês. No dia, estiveram presentes os vereadores Elizabete Mianes da Silva (PSD); José Roberto Giacomossi (PSD); Eder Muraro (PSD); Jean Carlos de Sieno dos Santos (PPS); José Leal Silva Júnior (PSD); Lialda Lemos (PSDB); Paulo Sartori (PR); Luiz Rogério da Silva (PSD); Sérgio Murilo Cordeiro (PSD); Vilson José Porcíncula (PSD) e Fernando Fagundes (PMDB).

Áudio da sessão: https://youtu.be/S5ds15PXJdg

1. Projetos de lei aprovados
1.1.Projeto que reduz número de vereadores deve ser votado nas próximas sessões
O projeto de emenda à Lei Orgânica (PLOM nº 01/2016) que pretende reduzir o número de vereadores de Tijucas deve ser votado nas próximas sessões da Câmara, em junho. Na última reunião do pleno, a proposta chegou a entrar na ordem do dia, mas foi retirada de pauta momentos depois de os parlamentares aprovarem o pedido de vista do vereador Luiz Rogério da Silva (PSD), cuja intenção foi adiar a votação para uma sessão com a presença de todos os legisladores.

Notícia completa: http://goo.gl/zaV6J1

2. Requerimentos e Indicações
2.1. Vereadores pedem informações à Prefeitura e cobram revitalização de bens públicos
A vereadora Lialda Lemos (PSDB) requereu informações sobre o prédio onde funcionava a antiga Fábrica Chaves, localizado na Rua Pedro Eulálio Andriani. De acordo com a parlamentar, o prédio possui acentuado risco de queda devido à falta de estrutura de sustentação. “O prédio é antigo, ficaram somente as paredes”, conta. A vereadora ainda solicitou que seja encaminhada correspondência ao engenheiro responsável e também aos bombeiros, informando sobre a situação.

A parlamentar também requisitou que seja despachado correspondência Previserti, solicitando informações sobre o destino que será dado ao edifício localizado ao lado da Prefeitura. De acordo com Lialda Lemos (PSDB), a casa “está em decadência, com andarilhos e usuários de drogas invadindo [o local].

Na parte de indicações, foram votadas duas indicações, também de autoria da vereadora Lialda Lemos (PSDB). As propostas sugerem ao Prefeito que providencie a revitalização do prédio da rodoviária de Tijucas, bem como a pintura de todas as faixas de pedestres da Avenida Bayer Filho.

Requerimento nº 39/2016 | Requerimento nº 40/2016 | Indicação nº 75/2016 | Indicação nº 76/2016

3. Assuntos trazidos pelos vereadores
3.1. Vereadores cobram atuação da Secretaria de Obras
Durante a última sessão da Câmara, os vereadores Luiz Rogério da Silva (PSD), Eder Muraro (PSD) e José Leal Silva Júnior (PSD) tiveram seus discursos unidos por um único tema: a cobrança de ações por parte da Secretaria de Obras de Tijucas.

“O secretário de obras [Artur Tomazoni Filho] tem implementado um bom movimento na cidade. Contudo, o horário em que estão sendo feitos os reparos tumultua a vida de todo mundo”, criticou o vereador Luiz Rogério. “Teve uma faixa de pedestres que foi pintada em cima de um buraco. Nem arrumaram o buraco. Eu nunca tinha visto disso”, ironizou.

Por sua vez, Eder Muraro (PSD) continuo a cobrar o patrolamento da estrada geral das comunidades de Terra Nova, Campo Novo e Oliveira. “Já era pra ter passado a patrola na sexta-feira, e até agora não foi. Eu gosto muito do secretário, mas já está começando a ficar ruim”, disse.

O vereador José Leal (PSD) também pediu pela construção de lombadas em regiões específicas da cidade com o objetivo de reduzir a velocidade dos automóveis e aumentar a segurança dos estudantes. Na Bayer Filho, as faixas de pedestre elevadas não são uma obra cara, e há necessidade em frente a Escola Ondina Maria Dias e em frente a UNIVALI. Não vamos esperar acontecer uma tragédia”, pontuou.

3.2. Próximas semanas serão de festa e tradição em Tijucas
Os vereadores Jean Carlos de Sieno (PSC) e José Leal Silva Júnior (PSD) lembraram à população que nas próximas duas semanas a agenda do Município estará cheia. Nesta terça-feira (1) a Escola Walter Vicente Gomes comemora seu aniversário de 40 anos. Já no final de semana Tijucas comemorará a Festa do Divino Espírito Santo. “Espero que toda comunidade esteja presente, porque é um momento muito importante para a comunidade católica da região”, disse Sieno. Os parlamentares ainda lembraram dos Jogos da Terceira Idade e da inauguração da Praça Pedro Capitolino de Souza, no bairro Universitário, que acontece no dia 15 de junho.

3.3. Polo náutico aguarda aprovação da primeira fase
De acordo com o vereador Jean Carlos de Sieno (PSC), o grupo que está desenvolvendo o polo náutico em Tijucas deu entrada na aprovação da primeira fase do projeto. Ao todo serão construídos 60 galpões, em um área que irá ocupar cerca de 30% dos 60 hectares previstos para a proposta. “Depois que tivermos a aprovação da primeira fase, será concedido ao Município a área verde e a área de uso comunitário. Essa última será cedida à Universidade de Nápoles Federico II, que terá dois anos para construir dentro do polo”, explicou o parlamentar.

3.4. “O preconceito mata mais que a AIDS”, diz vereador sobre vírus
Preocupado com o aumento no número de casos de doenças sexualmente transmissíveis, o vereador Vilson José Porcíncula (PSD) orientou a população a fazer os testes rápidos de HIV e Sífilis. “Em 20 minutos já sai o resultado”, ressaltou. Ainda segundo o parlamentar, é preciso tomar cuidado porque diversas doenças “que pareciam ter sido erradicadas estão voltando”.

Em seu discurso, o vereador combateu o preconceito e disse que as pessoas não devem ter vergonha do vírus da AIDS. “O que eu tenho escutado de relatos preconceituosos. Eu sempre digo que a AIDS não mata, o que mata é o preconceito”, criticou. Ele também lembrou que o posto de saúde do bairro da Praça está fazendo o teste rápido, e que, em caso de dúvida, a recomendação é que seja feito o teste sanguíneo.

3.5. Vereador Eder explica que reposição salarial de professores aconteceu em janeiro
Após ser procurado por diretores de escolas, que reivindicavam o acréscimo de 9,90% em seus salários a título de inflação, o vereador Eder Muraro (PSD) explicou que o ajuste monetário aos professores aconteceu em janeiro deste ano. “Estou ouvindo muitas reclamações de diretores de escolas sobre a reposição salarial. Em janeiro eles receberam um repasse de 11,36%, já os outros funcionários do Município receberam 9,90% em maio. Eu não entendo por que estão reclamando. Eles querem receber os dois? Assim não dá. Eu sou oposição, mas isso eu não posso criticar”, disse.

Assessoria de Imprensa da CMT

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |