Resumo da terceira sessão de junho

sessao 09061. Projetos aprovados
Nenhum projeto de lei foi apreciado durante a sessão.

1.1. Votação sobre redução no número de vereadores será na próxima quinta (16)
A discussão e a votação sobre o Projeto de Emenda à Lei Orgânica que pretende reduzir o número de vereadores da Câmara Municipal para 11 representantes será votado na reunião do dia 16 de junho, quinta-feira, a partir das 20h. A data foi divulgada pela presidente do Poder Legislativo Municipal, Elizabete Mianes da Silva (PSD), e tem por objetivo informar todos os parlamentares e evitar que ocorram faltas durante a próxima sessão.

Áudio da sessão: https://youtu.be/9LDSIGmYmrQ
Facebook da Câmara

2. Requerimentos e Indicações

2.1. Vereadores aprovam duas moções de aplauso
A Câmara Municipal de Tijucas aprovou, na noite de quinta-feira (6), duas moções de aplauso de autoria da vereadora Elizabete Mianes da Silva (PSD). Durante a sessão, os vereadores manifestaram seu apreço à direção da Escola Deputado Walter Vicente Gomes, e também aos organizadores do Rodeio Crioulo, do CTG Fazenda Eliane, que comemora neste ano 25 anos de existência.

Requerimento nº 41/2016 | Requerimento nº 42/2016

3. Assuntos trazidos pelos vereadores
3.1.Vereadora Elizabete Mianes (PSD) comenta sobre agentes de trânsito em Tijucas
Os agentes de trânsito já estão começando seus trabalhos nas ruas, em conjunto com os policiais militares. Durante a última sessão, a vereadora Elizabete Mianes da Silva (PSD) falou sobre o assunto e disse que falta educação no trânsito.

“Esses agentes serão muito bons para Tijucas, porque ajudarão a organizar o trânsito. Hoje nos vemos um desrespeito total por parte dos motoristas e pedestres, que não respeitam os limites e as vias públicas. O trânsito está um caos porque as pessoas não se respeitam”, disse.

“E o problema não são nem os motoristas de fora: às vezes eu percebo que os carros com placas de outras cidades respeitam mais as faixas de pedestres do que os motoristas do nosso próprio Município. Espero que os agentes de trânsito façam acontecer, porque a cidade precisa”, finalizou.

3.2. Vereador Jean Carlos (PSC) repassa informações sobre obras no Município
O vereador Jean Carlos de Sieno, do PSC, falou sobre o andamento de três obras no Município na noite de quinta-feira (9). O parlamentar repassou as informações das quais teve conhecimento sobre o projeto Cidade Digital, Polo Náutico de Tijucas e construção do Centro de Eventos.

“Estamos tendo um problema com a empresa que ganhou a licitação do projeto da Cidade Digital: ela não está conseguindo atender ao contrato. Esse projeto é esperado desde a época em que o vereador Luiz Rogério (PSD) era vice-prefeito, e depois de anos de negociação e licitação, agora o vencedor afirma que não está conseguindo prestar o serviço pelo valor acordado”, pontuou.

“O Centro de Eventos Municipal, muito aguardado pela comunidade, estava parado mas foi retomado na última semana. Na Rua João de Espírito Santo Leal também está tudo certo, só falta a liberação das emendas em Brasília”, explicou.

“Quanto ao Internacional Marine Center, estão previstos três momentos: o primeiro em março de 2017, se todas as aprovações estiverem em dia; em outubro deve começar a construção da Universidade Federico II de Napoles; e já em 2019 é um processo um pouco mais complicado que exige uma série de liberações por parte da Marinha. Nós acreditamos que nos próximos dois anos Tijucas entrará em uma nova fase econômica”, informou.

3.3. Vilson José Porcíncula (PSD) cobra saneamento
O vereador Vilson José Porcíncula (PSD) pediu à Secretaria de Obras que o problema de esgoto à céu aberto na Rua Augusto Bayer seja resolvido. “Temos tidos problemas sérios com esgoto à céu aberto, e espero que a Secretaria de Obras tome as providências corretas”, cobrou. O parlamentar ainda explicou que cabe à Câmara fazer o requerimento às Secretarias, mas que não há garantia de que o serviço será feito. “É complicado pedir, e quando não acontece ainda pensam que é culpa do vereador”, desabafou.

Assessoria de Imprensa da CMT