topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Resumo da 4ª sessão ordinária de junho

sessa 20.06.2016Durante a quarta sessão de junho, os vereadores de Tijucas aprovaram dois projetos de lei, três indicações e um requerimento. Por conta da convocação da presidente da Câmara, Elizabete Mianes da Silva (PSD), a composição do pleno estava completo para apreciação do Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 1/2016. Acompanhe abaixo todos os desdobramentos da noite.

Áudio da sessão: https://youtu.be/A6n1I6vvajU

1. Projetos de Lei
1.1. Câmara mantém 13 vereadores para próxima legislatura
A Câmara Municipal de Tijucas continuará com treze vereadores para os próximos quatro anos de governo. Durante a última reunião do Poder Legislativo, em 16 de junho, os parlamentares votaram contra o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal (PLOM) nº 1/2016, cuja redação previa a redução do número de vereadores de treze para onze.

Dez vereadores votaram contra a mudança, enquanto três se manifestaram favoráveis. A diminuição da representatividade foi o principal argumento utilizado pelos parlamentares no momento de firmar posições.

Notícia completa: http://goo.gl/NXEfSX

1.2. CRAS recebe nome de “Sra. Maria Olíbia Dias”
Os vereadores de Tijucas aprovaram o Projeto de Lei (PL) nº 08/2016, que dá nome ao Centro de Referência Social (CRAS) de “Sra. Maria Olíbia Dias”. De acordo com o autor da proposta, vereador Sérgio Murilo Cordeiro (PSD), o projeto “tem como objetivo homenagear a ilustre Sra. Maria Olíbia Dias, membro do Grupo de Voluntários Solidários de Tijucas, bem como providenciar a identificação nominal do prédio público onde se instalará o CRAS”.

sessao 20 h

2. Requerimentos e Indicações
2.1. Vereadores sugerem ações ao Executivo
Por meio de três indicações, o vereador Eder Muraro, do PSD, pediu à Prefeitura que realize a limpeza e desobstrução da rede pluvial da Rua Bem-te-vi, em frente ao número 604; restaure a tubulação de esgoto do posto de saúde de Campo Novo, que desemboca nas terras de Jucélio Paini, em frente à escola de Campo Novo; e que substitua ou efetue a manutenção de um transformador localizado na Rua Antônio Albino Casa, em frente ao número 256. As três propostas foram aprovadas por unanimidade pelo plenário.

O parlamentar ainda pediu ao Poder Executivo, por meio do Requerimento nº 43/2016, que envie cópia das autorizações de funcionamento das empresas que extraem areia no Município de Tijucas.

Requerimento nº 43/2016 | Indicação nº 78/2016 | Indicação nº 79/2016 | Indicação nº 80/2016

3. Assuntos trazidos pelos vereadores
3.1.Luiz Rogério da Silva (PSD)
Durante a sessão, o vereador Luiz Rogério da Silva (PSD) reclamou da atuação da empresa COSATEL, responsável pela implantação do esgoto sanitário em Tijucas. De acordo com o parlamentar, desde que começou a obra, a empresa vem desrespeitando continuamente qualquer regra municipal.
Ainda em sua fala, Luiz Rogério comentou sobre o projeto de emenda que pretendia reduzir o número de parlamentares para os próximos quatro anos de governo. “Quero deixar claro que este projeto está baseado em estudos, e representa a proporcionalidade entre população e número de vereadores”, disse.

3.2. Jean Carlos de Sieno dos Santos (PSC)
O vereador Jean Carlos de Sieno dos Santos (PSC) fez um desabafo ao refletir sobre o valor dos parlamentares para a sociedade.

“Lendo o jornal e conversando com os colegas, me perguntei: Quanto vale um vereador? Não quanto custa, mas quanto vale?. Só sabe essa resposta quem já precisou de um vereador, e as pessoas precisam do vereador pelo mais diversos motivos. Muitas vezes, pessoas que não são atendidas pelas suas próprias famílias, mas são pelos vereadores. Pessoas que estão em estado extremo de necessidade, em lugares que o Poder Público não consegue atendê-los, e lá está, mais uma vez, o vereador. E não é de hoje que os vereadores fazem esse trabalho. Mas não é isso que está estampado no jornal. A figura do vereador vai além de criar leis. O vereador é essa figura que está ali disposta a atender, e sofre muito com a ingratidão”, discursou.

3.3. Paulo Sartori (PP)
Em reunião, o vereador Paulo Sartori disse estar cansado de pedir melhorias para o Município e nunca ser contemplado. “Estamos há três anos e meio fazendo indicações, mas a Administração não nos atende. Então, não vou fazer mais indicações. Estou indignado com o Prefeito Valério Tomazi. Temos que agradecer ao ex-prefeito Elmis pelo Valério não estar mais concorrendo nesta eleição”, disse.

3.4. Vilson José Porcíncula (PSD)
Ao falar pelo PSD, o vereador Vilson José Porcíncula parabenizou Jean Carlos de Sieno (PSC) pelo discurso em defesa dos parlamentares. “Quero parabenizar o vereador Jean pelo discurso sobre o valor de um vereador. E depois de dizermos isso, ainda tem gente querendo enxovalhar nosso nome, como se fossemos bandidos. Dizem o que querem e bem entendem. Qual é a família de Tijucas que nunca precisou de um vereador?”

Vilson também afirmou que a população e a imprensa precisam verificar as informações que divulgam. Sem isso, “o nome dos vereadores está sendo jogado na lama”, segundo o parlamentar. “Ninguém da população vem até a Câmara para verificar se é verdade o que se espalha por aí. Entrei na política com uma mão na frente e outra atrás, e ainda dizem que estou roubando aqui na Casa. Será que depois de hoje vão dizer no jornal que também tenho uma cobertura de frente para o mar ou uma fazenda de gado?”, ironizou.

3.5. Eder Muraro (PSD)
O vereador Eder Muraro (PSD) discordou da posição do vereador Paulo Sartori (PP) sobre o desempenho de Elmis Mannrich como ex-prefeito de Tijucas. “Ele [Elmis] deixou bastantes obras inacabadas, e o vereador vem aqui agradecer. No interior, nem estrada ele patrolava. E isso que vinha dinheiro, mas deixou um monte de coisas inacabadas. Então não venha aqui agradecer um cara desses. Eu também acho que o atual prefeito, Valério Tomazi (PMDB), fez uma administração horrível - com algumas exceções -, mas não justifica agradecer Elmis Manrich. Respeito a opinião do amigo, mas não tem como”, criticou.

3.6. José Leal Silva Júnior (PSD)
O vereador José Leal Silva Júnior (PSD) parabenizou a Cerâmica Porto Belo por seu 37º aniversário. “Estivemos hoje, dia 16 de junho, nas comemorações da Cerâmica Porto Belo, na Casarão Gallotti, onde está acontecendo uma exposição de fotos sobre a história da empresa. Trabalhei no grupo Porto Belo por mais de 27 anos, e foi bom ver como algumas pessoas ainda permanecem”, contou.

Sobre a informação equivocada de que a Câmara estaria aumentando o salário dos vereadores e do Prefeito, o parlamentar explicou que não se trata de aumento, mas de uma reposição salarial. “Sobre o salário, é o mesmo aprovado em 2012. O que aconteceu foi o repasse da inflação dos anos passados. Nós sentimos o momento e sabemos que não podemos errar. Sou a favor de que a imprensa divulgue [as ações da Câmara], mas falando o que realmente está acontecendo”, opinou. Sobre esse último assunto, a Câmara destaca a notícia "Câmara Não está aumentando subsídio de vereadores e prefeito".

Assessoria de Imprensa da CMT

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |