Resumo da 6ª sessão de junho 2016

sessao 23.06.2016Estiveram presentes na sessão os vereadores, Elizabetes Mianes da Silva (PSD), Eder Muraro (PSD), Edson Souza (PMDB), Jean Carlos de Sieno (PSC), José Leal Silva Júnior (PSD); Lialda Lemos (PSDB); Paulo Sartori (PR); Luiz Rogério da Silva (PSD) e Vilson José Porcíncula (PSD).

1. Projetos de lei
1.1. Vereadores aprovam dois projetos de nomes de rua
A Câmara Municipal de Tijucas aprovou dois projetos que denominam duas ruas de Tijucas O primeiro deles é o PL nº 10/2016, que dá nome a uma rua de “Valdemiro João Régis”; o segundo é o PL nº 11/2016, que homenageia Jaime Adames.

PL nº 10/2016 | PL nº 11/2016 |

2. Requerimentos e indicações
2.1. Vereadores cobram limpeza e manutenção de ruas da Prefeitura
Por meio de quatro indicações, os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas pediram ao Prefeito Valério Tomazi que seja feita a limpeza e manutenção de quatro ruas. De acordo com as sugestões aprovadas, os parlamentares pedem a “manutenção e pavimentação da Rua Urussanga”; a “manutenção da Rua Nova Brasília”; a limpeza das “valas que fazem fundo à Rua Gralha Azul”; e limpeza das “bocas de lobo da Rua Mauri Afonso da Silva, no bairro XV de Novembro”.

2.2. Câmara quer aproximar comunidade do Poder Executivo
O vereador Jean Carlos de Sieno (PSC) sugeriu ao Poder Executivo que analise a possibilidade de implantar o sistema Urbotip, que por objetivo aproximar a comunidade do Poder Executivo por meio da participação popular.

Conforme explicou o parlamentar, por meio do sistema qualquer pessoa pode criar eventos para intervenção do Município. Com isso, cada cidadão poderá apontar as demandas da cidade. “É ferramenta muito útil, que pode ser facilmente operacionalizada pela Diretoria de Integração e Comunicação Social em conjunto com as Secretarias”, explicou Sieno. A ideia é permitir que o cidadão seja ouvido pelo Poder Executivo de forma ágil, facilitando a identificação dos problemas.

2.3. Jean do Nico (PSC) propõe eleições diretas para diretorias em Escolas Municipais
A Câmara de Tijucas aprovou proposta do vereador Jean Carlos de Sieno (PSC) que sugere a realização de eleições diretas para as diretorias das escolas municipais. Para o autor da indicação, as eleições diretas apresentam a vantagem de extinguir as nomeações por partidarismo político, se adaptando ao atual modelo democrático de governo.

2.4. Vereadores sugerem implantação de internet livre na Rodoviária
Por meio da Indicação nº 88/2016, os parlamentares da Câmara Municipal de Tijucas sugeriram ao Poder Executivo que seja implantada internet livre (Wi-Fi) para os usuários do Terminal Rodoviário.

Indicação nº 81/2016 | Indicação nº 82/2016 | Indicação nº 83/2016 | Indicação nº 84/2016 |
Indicação nº 85/2016 | Indicação nº 86/2016 | Indicação nº 87/2016 | Indicação nº 88/2016

3. Assuntos trazidos pelos vereadores
3.1. Eder Muraro (PSD)
"O senador Dário Berger, do PMDB, disse na FIESC que errou ao apoiar a presidente Dilma, e que a culpa disso foi do governador Raimundo Colombo. O Dário Berger estava mal nas pesquisas, até porque havia um grupo dentro do partido do Colombo que estavam trabalhando para o Paulinho Bornhausen, e eu lembro que o Colombo apostou tudo em cima do Dário, conseguindo elegê-lo.

"Eles tem uma facilidade em se eleger, e depois, aquelas pessoas que as ajudaram já não valem mais nada. E com o Michel Temer é igualzinho. Ele foi vice-presidente no governo Dilma, e estava presente nos oito anos governo Lula, mas agora ele virou santo. Agora ele diz que nunca teve participação nenhuma no governo. Estavam lá [no Planalto] com a maioria dos Ministérios, mas não sabiam de nada.
E agora o senador Dário Berger vem para Santa Catarina dizer que a culpa de ele ter apoiado o governo Dilma é do Raimundo Colombo!? Me poupe. Isso pra mim é hipocrisia pura.

3.2. José Leal Silva Júnior (PSD)
"Amanhã (24) teremos a inauguração da quadra na Escola Ondina Maria Dias, e é sobre isso que quero falar. "Essa é uma das quadras construídas no Município por meio de verbas do Governo Federal, mas outra está parada.

"Outro assunto que trago é o descaso com a ponte Bulcão Viana. Estamos há dois anos esperando um acesso ao bairro Pernambuco, mas está difícil. A obra já foi licitada, são R$ 5 milhões, mas o dinheiro não cai na conta do Município. Para mim, hoje, essa é a principal obra que falta.

3.3. Jean Carlos de Sieno dos Santos (PSC)
"Foi aprovado recentemente a primeira fase do Tijucas Internacional Marine Center, que é o polo náutico que será instalado em Tijucas. Apenas para esclarecer, no bairro Santa Luzia teremos o Tijucas Internacional Marine Center, que são 60 lotes de 1250 m2, e dentro desse complexo teremos a Universidade Federico II, de Nápoles.

"Muitas pessoas me perguntam sobre o Projeto Jovem Aprendiz. Hoje temos 19 jovens que fazem parte desse projeto, e só teremos vagas a partir de março de 2017. Mas a partir de outubro começamos a receber o cadastro dos jovens que tenham interesse.