Resumo da 3ª sessão de julho de 2016

sessao 11jul201621. Projetos de lei
1.1. Lei cria do Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico de Tijucas

Com o objetivo de auxiliar a Administração Pública com o estabelecimento de diretrizes, projetos e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do Município, a Câmara de Vereadores aprovou, na noite de segunda-feira (11), o Projeto de Lei nº 2309/2016, que cria o Conselho de Desenvolvimento Socioeconômico de Tijucas.

De autoria do Poder Executivo, o projeto estipula que o Conselho terá caráter consultivo e de aconselhamento, sendo compostos por 14 membros titulares que devem se reunir ao menos uma vez por mês de forma ordinária.

2. Requerimentos e Indicações
2.1. Vereadores aprovam moções de pesar em homenagem à três cidadãos
Por meio de três requerimentos da vereadora Lialda Lemos (PSDB), a Câmara Municipal de Tijucas decidiu enviar moções de pesar aos familiares da senhora Virma de Andrade Maçaneiro; aos familiares do senhor Ivan Adriani e aos familiares do senhor Adir Duarte Silva Varela. Ao defender os pedidos, a parlamentar ressaltou as qualidades dos falecidos e afirmou sua importância para a comunidade. “Gostaria que a Câmara prestasse essa homenagem a essas três pessoas, porque elas realmente merecem”, disse.

Requerimento 52/2016 | Requerimento 53/2016 |Requerimento 54/2016

3. Tribuna livre
3.1. “Os aposentados estão sofrendo com esse governo”, afirma vereador Eder Muraro (PSD)
O vereador Eder Muraro (PSD) criticou a atual política do governo federal durante sua fala da tribuna. “Em primeiro lugar: Fora Temer! O que se vê nos noticiários são políticas que somente tendem a oprimir e a achatar os direitos dos aposentados. Essa, aliás, é uma prática reiterada do PMDB”, sustentou.

O parlamentar também afirmou que o presidente interino do Brasil, Michel Temer, não tem legitimidade para comandar a nação. “Ele [Michel Temer] não tem compromisso algum, e ficará lá 180 dias destruindo esse país. Ele não tem a legitimidade os votos para estar lá. Entrou pela porta de trás, e tem que sair chutado pela janela”.

3.2. “Próximo encontro de Bacias Hidrográficas será em SC”, informa Leal (PSD)
Representando a Câmara Municipal no Comitê da Bacia Hidrográfica de Tijucas, o vereador José Leal Silva Júnior (PSD) participou do XVIII ENCOB (Encontro Nacional de Bacias Hidrográficas), em Salvador.

“Santa Catarina foi representada pela primeira vez no encontro nacional. Estávamos em 40 pessoas e fizermos o melhor possível para o nosso Estado, que está muito atrasado em relação ao gerenciamento e à proteção da água”, opinou o parlamentar.

3.3. “Tijucas parou para acompanhar a tocha olímpica”, afirma vereador Fernando Fagundes (PMDB)
A passagem da tocha olímpica por Tijucas movimentou o Município e fez com que o vereador Fernando Fagundes, do PMDB, usar seu tempo na tribuna para comentar o evento. “É com alegria que falo hoje da tocha olímpica, que passou por nosso Município e foi carregada por uma pessoa daqui. A nossa cidade parou para ver a tocha passar. Nos sentimos representantes e mais próximos uns dos outros”, afirmou.

Assessoria de Imprensa da CMT