Resumo da 4ª Sessão de julho de 2016

sessao 14jul2016Durante a quarta sessão, os vereadores de Tijucas aprovaram um projeto de lei que dá nome de “João Rebelo da Silva” à estação de tratamento de esgoto do Município. Esse foi o único projeto votado na noite, não havendo indicações ou requerimentos por parte dos parlamentares.

Estavam presentes os vereadores Antídio Pedro Reis (PMDB); José Leal Silva Júnior (PSD); Jean Carlos de Sieno dos Santos (PSC); Paulo Sartori (PR); Edson Souza (PMDB); Luiz Rogério da Silva (PMDB); Sérgio Murlo Cordeiro (PSD); Elizabete Mianes da Silva (PSD) e Vilson Porcíncula (PSD).

1. Projetos de lei
1.1. Câmara aprova projeto que dá nome à estação de esgoto
Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram o Projeto de Lei nº 2311/2016, de autoria do Poder Executivo, que concede o nome de “João Rebelo da Silva” à estação de tratamento de esgoto de Tijucas. A proposta foi votada na noite de quinta-feira (14), em sessão ordinária.

De acordo com o projeto, João Rebelo da Silva nasceu em Tijucas em 19 de maio de 1932, sendo eleito prefeito no Município em 1970. Entre suas realizações, instalou a primeira rede de abastecimento de água de Tijucas, com captação no bairro Itinga. Foi ele também que criou, em conjunto com o Poder Legislativo, o brasão do Município.

2. Requerimentos e Indicações
Sem requerimentos e indicações.

todos 14jul2016

3. Falas da tribuna
3.1. Vereador Paulo (PR) agradece Prefeitura por manutenção em rua no bairro Areias
O vereador Paulo Sartori (PR) usou seu espaço na tribuna para agradecer ao Prefeito e ao Secretário de obras pela troca dos tubos de água em uma rua no bairro Areias. De acordo com o parlamentar, o pedido é antigo, e a rua sofria com constantes inundamentos nos dias de chuva. “A ampliação da largura do tubo vai resolver o problema”, ponderou Sartori.

3.2. Vereador Tem (PSD) alerta população sobre aumento de casos de HIV
De acordo com informações do governo federal, de 2009 a 2015, o número de pessoas em tratamento no Sistema único de Saúde aumentou 97%, passando de 231 mil para 455 mil pessoas. Baseado nessas estatísticas, o vereador Vilson José Porcíncula (PSD) alertou sobre a falta de prevenção e o aumento de casos entre jovens e na terceira idade.

“As pessoas acham que usar camisinha é um problema, e isso tem gerado a expansão do vírus. É claro que lidar com a AIDS hoje em dia é mais fácil, mas ainda assim, é preciso se cuidar”, acautelou. O parlamentar, que é servidor do Município, também lembrou que os postos de saúde possuem kits para fazer o teste rápido de AIDS, e que a população pode buscar o diagnóstico com facilidade.

3.3. “Quando Executivo e Legislativo unem forças, a comunidade ganha”, diz vereador Leal (PSD)
A Rua Venceslau Fernandes, no bairro Areias, representa a divisa entre o Município de Tijucas e Porto Belo, e lá está sendo construída uma ponte que é fruto do trabalho do Legislativo e do Executivo”, apontou o vereador José Leal Silva Júnior (PSD), em sua fala na tribuna da Câmara.

De acordo com o parlamentar, embora o Poder Executivo esteja realizando a obra, os vereadores também colaboraram por meio do apoio político para conseguir recursos. “Nós precisamos nos unir, Executivo e Legislativo. Quem ganha é a comunidade”, ponderou.

3.4. Vereador Jean do Nico fala sobre continuação de obras em Tijucas
Da tribuna da Câmara, o vereador Jean Carlos de Sieno (PSC) relatou o andamento de algumas obras no Município. Segundo informou, a expectativa é que o Centro de Eventos esteja pronto até o final do ano. Já a Rua João do Espírito Santo, que está sendo pavimentada, “deve ficar pronta em 45 dias”.

Por Assessoria de Imprensa da CMT