Resumo da 4ª sessão de agosto de 2016

sessao 15.08.2016O plenário da Câmara de Vereadores aprovou, no dia 15 de agosto, duas indicações que procuram melhorar as condições de assistência técnica aos agricultores de Tijucas, sugerindo também um espaço para que eles vendam seus produtos no centro da cidade. Além disso, os parlamentares aprovaram, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 12/2016, que denomina de “Professora Maria de Lourdes Souza Furtado” o novo Centro de Educação Infantil construído no bairro Joaia.

Estiveram presentes na sessão os vereadores: Elizabete Mianes da Silva (PSD); José Roberto Giacomossi (PSD); Eder Muraro (PSD); Edson Souza (PMDB); Fernando Fagundes (PMDB); Jean Carlos de Sieno dos Santos (PSC); José Leal Silva Júnior (PSD); Lialda Lemos (PSDB); Paulo Sartori (PR); Luiz Rogério da Silva (PSD); Sérgio Murilo Cordeiro (PSD); Vilson José Porcíncula (PSD).

1.Projetos de Lei

1.1. Em segunda votação, vereadores definem nome para CEI da Joaia
Os vereadores da Câmara de Tijucas aprovaram, em segunda votação, na noite de 15 de agosto, o Projeto de Lei nº 12/2016, que denomina de “Professora Maria de Lourdes Souza Furtado” o Centro de Educação Infantil (CEI) que está sendo construído no loteamento Feller, no bairro Joaia.

Autor da proposta, o vereador Fernando Fagundes (PMDB) contou que a obra é resultado da liberação de recursos por parte do deputado federal Peninha. Orçado em R$ 1,4 milhão, o novo CEI atenderá as necessidades educacionais da região. O parlamentar também falou sobre a homenageada. “A professora Maria de Lourdes sempre se dedicou aquela comunidade, dando aulas por cerca de 21 anos”, disse.

2. Indicações e Requerimentos
2.1. Vereadores cobram ao Prefeito melhores condições para agricultores de Tijucas
Com o objetivo de fornecer informações às famílias de agricultores e permitir que eles vendam seus produtos no centro da cidade, os vereadores da Câmara de Tijucas aprovaram as indicações nº 99/2016 e 100/2016, que sugerem a contratação de dois técnicos agrícolas, para atuarem como extensionistas rurais, e a disponibilização de um espaço aos agricultores para comercialização de produtos. As medidas foram propostas pela própria comunidade e votadas pelos parlamentares em 15 de agosto.

O extensionista é o profissional que atua ao lado do produtor rural, apoiando-o, demonstrando inovações, ajudando-o a superar obstáculos de crédito, de burocracia e de comercialização. Sobretudo, a iniciativa procura contribuir para que as famílias rurais descubram suas próprias necessidades e encontrem a solução de seus problemas, fazendo uso adequado dos conhecimentos e desenvolvendo a agricultura local de maneira sustentável.

De acordo com o vereador Eder Muraro (PSD), autor das propostas, Tijucas contava em 2013 com o apoio de extensionistas, mas a ajuda – que vinha por meio de um acordo com o Estado – foi perdida. O parlamentar também comentou sobre a criação de um mercado público municipal. “Em 2013 pedimos ao Prefeito para que fosse construído em Tijucas o mercado público municipal. Isso retiraria os atravessadores, aproximando produtor e consumidor. Hoje, o atravessador ganha mais que o agricultor ao vender no CEASA (Centrais de Abastecimento do Estado de Santa Catarina)”, disse.

Indicação nº 99/2016 | Indicação nº 100/2016

3. Fala dos vereadores
3.1. Eder Muraro (PSD)
3.2. José Leal Silva Júnior (PSD)