topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Resumo da Sessão – 08/07

 

DSC06649Na última segunda-feira, dia 08, os vereadores estiveram reunidos para a segunda sessão ordinária do mês de julho.

Indicações

Vereador Betinho Giacomossi (PSC)

Aprovada a indicação 165/2013 que solicita a ampliação da Unidade Sanitária Maria Mafei Orsi em Nova Descoberta.

“Há exatamente um ano quando era suplente de vereador, fiz uma indicação solicitando a reforma e ampliação da Unidade Sanitária de Nova Descoberta. A gente convive com as pessoas de lá e sabemos que a estrutura é pequena para a demanda. Também já conversei com o Prefeito e com a Secretária Rosi e fui informado de que está obra será executada. Fico feliz em saber que Nova Descoberta terá sua Unidade Sanitária ampliada”, disse o vereador.

Edson José Souza (PMDB)

Aprovada a indicação 166/2013 que pede ao Executivo Municipal a possibilidade de executar a implantação de iluminação pública em um trecho da Rua Pedro Mariano Rocha, compreendido entre as Ruas Henrique Boiteux e Petronílio Ávila, no Bairro da Praça.

Aprovada a indicação 167/2013 que solicita a abertura da Estrada Geral do Capim Branco, no Porto do Itinga, até a Rua Izabel Soares Mendez, localizada no Bairro Pernambuco.

Aprovada indicação 170/2013 que solicita que o Poder Executivo  analise a possibilidade de executar a implantação de iluminação pública em um trecho da Rua Henrique Boiteux, compreendido entre as Ruas Capitão Amorim e Pedro Mariano Rocha, no Bairro da Praça. 

 

Lialda Lemos (PSDB)

 

Aprovada a indicação 172/2013 que solicita acolocação de redutores de velocidade e sinalização na Rua Manoel Luiz dos Santos, bairro Universitário. 

Aprovada a indicação 173/2013 que solicita a colocação de uma Academia da Terceira Idade no Bairro XV de Novembro, próximo ao Supermercado Compre Fácil.

Aprovada a indicação 176/2013 que solicita o início das obras de tubulação do Coroado, tendo em vista que os moradores já estão com os tubos comprados desde o ano de 2003.

 

Vilson Porcincula – Tem (PP)

 

Aprovada a indicação 175/2013 que solicita a construção de lombadas na Rua Capitão Amorim, no Bairro da Praça.

Aprovada a indicação 177/2013 pede a isenção da cobrança do consumo integral de água do Hospital São José, permanecendo apenas, as referidas taxas de caráter administrativo. Como ocorria até tão pouco tempo naquela instituição. “Fiz a indicação no dia 23 de maio e esta é mais uma forma de ajudar o Hospital. Isentar completamente sei que não dá, é inconstitucional, mas que pelo menos sejam cobradas só as taxas devidas”, defendeu o propositor.

Sérgio Murilo Cordeiro – Serginho (PMBD)

Aprovada a indicação 178/20136 que solicita a aquisição de um novo veículo ambulância para atender o transporte de pacientes do “Hospital e Maternidade Chiquinha Gallotti” para hospitais da região de pacientes transferidos via referência e contra referência.

Justificativa: O município possuía dois veículos do tipo ambulância para prestar esses serviços e também para atender os eventos em que há necessidade do veículo. Contudo, em 11 de abril de 2012, um dos veículos capotou na BR 101, sendo considerado inapto para desenvolver atividades de transporte de pacientes para hospitais referenciados em emergência, permanecendo apenas um único veículo.

 “O município de Tijucas tinha dois veículos do tipo ambulância branca para transporte de pacientes em transferência e uma das ambulâncias sofreu um acidente e no dia 11 de abril de 2012 uma delas sofreu um acidente. Hoje o município possui apenas um veículo tipo ambulância e isso causa um transtorno. Está na hora da Administração adquirir, investir em uma nova ambulância para atender pacientes em referência e contra referência”, destacou Serginho.

 

Jean Carlos dos Santos – Jean do Nico (PSC)

 

Aprovada a indicação 214/2013 que pede a implantação do sistema URBOTIP, que tem como função, em síntese, aproximar à comunidade do Poder Executivo, haja vista que toda e qualquer pessoa pode “criar causas” para intervenção do município, ou seja, qualquer problema da cidade como buracos, um cano vazando, uma praça repleta de lixo, podem ser causas no URBOTIP. Igualmente, é uma ferramenta muito útil que pode ser facilmente operacionalizada pela Diretoria de Integração e Comunicação Social em conjunto com as Secretarias pertinentes aos problemas apresentados pela comunidade. Justificativa: Além de ser uma ferramenta que possibilite o cidadão ser ouvido pelo Poder Executivo de forma mais ágil, facilita a identificação dos problemas enfrentados pelos contribuintes, muitas vezes não observados pela Prefeitura.

“É um programa que você pode baixar no seu telefone e bater uma foto de um problema detectado em qualquer lugar da cidade. Estando conectado a internet, ele irá mapear e detectar o problema e anexo ao problema você relata o que é e o que pode ser feito para solucionar. A proposta é que o Prefeito seja o gerenciador, pois todas as fotos registradas irão direto para que ele analise. Peço que o Prefeito compre a ideia, é uma excepcional ferramenta”, disse o vereador.

O presidente Rogerinho (PMDB) também se manifestou a respeito, elogiou a inovação tecnológica e aproveitou para propor a implantação da ouvidoria no município. O vereador Tem (PP) concordou com a implantação da ouvidoria, mas sugeriu que tenha uma pessoa apta para atender e dar as devidas respostas. Fazendo coro a proposta, Serginho (PDMB) parabenizou a iniciativa, mas também acredita que a ouvidoria pode ser um bom canal e destacou que as pessoas precisam de informação.

Manifestando-se também a respeito, o vereador Lealzinho (DEM), concordou que deve haver uma estrutura para comportar o sistema novo e a ouvidoria. “Comungo da ideia de ter uma ferramenta que facilite a comunicação com o Executivo, mas também acredito que a ouvidora é um canal mais próximo para que as pessoas façam suas reivindicações e tenham suas respostas”, disse a vereadora Lialda Lemos (PSDB) encerrando os manifestos.

 

Requerimentos

 

Sérgio Murilo Cordeiro  - Serginho (PMDB)

Aprovado o requerimento 138/2013 para envio de correspondência à Direção da empresa de Telecomunicações “OI”, buscando informações aos seguintes questionamentos:

a) Quais regiões de Tijucas possuem acesso a INTERNET Banda Larga, indicando a capacidade de acesso (pontos) e velocidade disponível?

b) Enviar cópia do mapa de ramais das estações de Banda Larga à Câmara de Vereadores?

c) A empresa possui planos para ampliar seu ramal de abrangência de telefonia e INTERNET Banda Larga no município de Tijucas?

“Existe um site muito conhecido que se chama Reclame Aqui e ele tem um número considerável de reclamações dos mais diversos problemas da população. A única empresa que está conseguindo superar no Reclame Aqui as empresas de telecomunicações é a Telexfree. A OI aqui na nossa região é a antiga Brasil Telecom, a antiga Telesc, e diariamente recebemos reclamação de pessoas que tentam acessar internet de banda larga e não conseguem. E as nossas comunidades do interior? As comunidades que tem 100 pessoas devem ter um telefone público e não tem. Você pode tentar ligar parta a Anatel e tentar informações que não vai conseguir”, disse o vereador propositor.

Aprovado o requerimento 139/2013 para envio de correspondência ao Prefeito Municipal solicitando informações em face dos trâmites administrativos e legais para o início das obras de pavimentação da conhecida “via P2”, aberta na Administração passada e aguardando pavimentação e sinalização.

“Informações extraoficiais dão conta de que já havia sido concluída a licitação através do Governo do Estado e que essa obra, inclusive com pavimentação e sinalização. Precisamos saber porque as pessoas perguntam”, ressaltou Serginho.

 

Ordem do Dia

Aprovado com voto contrário da vereadora Lialda Lemos (PSDB) o Projeto de Lei 2175/2013 de autoria do Executivo Municipal que concede a dispensa dos juros e da multa, incidentes sobre os créditos tributários inscritos em dívida ativa, ajuizada ou não, cujos fatos geradores tenham ocorrido até 31 de dezembro de 2012, condicionado à inexistência de créditos vencidos relativos a fatos geradores ocorridos no exercício de 2013 e dá outras providências.

Aprovado o Projeto de Lei 2194/2013 que anula  e suplementa dotação orçamentária da Prefeitura Municipal de Tijucas e Fundação Municipal de Esporte.

A próxima sessão ordinária está agendada para o dia 11 de julho, próxima quinta-feira.

 

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |