Resumo da primeira sessão de outubro de 2016

sessao 10.10.2016No dia 10 de outubro, a Câmara de Tijucas realizou sua primeira sessão ordinária do mês. Na ocasião, foram aprovados cinco requerimentos, todos de autoria do vereador Luiz Rogério da Silva (PSD), pedindo informações à FATMA, Celesc e ao Poder Executivo. Nenhum projeto de lei foi à votação.

Estiveram presentes na sessão os seguintes vereadores: José Leal da Silva Júnior (PSD); Antídio Pedro Reis (PMDB); Fernando Fagundes (PMDB); Luiz Rogério da Silva (PSD); Eder Muraro (PSD); José Roberto Giacomossi (PSD); Elizabete Mianes da Silva (PSD); Vilson José Porcíncula (PSD).

A próxima reunião está marcada para o dia 13 de outubro, próxima quinta-feira, mas sem pauta prevista.

1. Projetos de lei
Nenhum projeto de lei foi votado.

2. Requerimentos e Indicações
2.1. Câmara solicita exemplares da CE para compor acervo da Câmara
Por meio dos Requerimentos nº 64/2016 e 65/2016, ambos de autoria do vereador Luiz Rogério da Silva (PSD), a Câmara requisitou à Assembleia Legislativa do Estado (ALESC) e ao gabinete do governador do Estado que sejam enviados 30 exemplares da Constituição Estadual (CE) e duas cópias da Lei Complementar nº 381/2007 (que dispõe sobre modelo de gestão e a estrutura organizacional da Administração Pública Estadual). O objetivo dos requerimentos é atualizar o acervo legal da Câmara de Vereadores.

Requerimento nº 64/2016 | Requerimento nº 65/2016

2.2. Câmara pede informações e cobra melhorias para Tijucas
O vereador Luiz Rogério da Silva (PSD) pediu informações e cobrou mais atuação pública em Tijucas por meio de três requerimentos. Direcionados à CELESC, FATMA e ao Poder Executivo Municipal, os documentos solicitam informações sobre loteamentos, empresas com licenciamento ambiental autorizadas à operar em Tijucas, e previsão de melhorias e expansão na rede de distribuição de energia elétrica.

Ao falar sobre os requerimentos, o parlamentar defendeu a aplicação igualitária da lei para todas pessoas. “Parece que o rigor da lei é aplicado a uns, mas não a outros. Hoje vejo degradação ambiental e extração mineral por Tijucas, mas não se vê fiscalização. Espero que a FATMA faça seu papel, porque se não fizer, irei ao Ministério Público Federal”, argumentou.

Em relação aos loteamentos, o vereador disse que é preciso observar as determinações do Plano Diretor e manter o planejamento da cidade. “O sujeito faz o loteamento e não cumpre o que a lei diz. Falta fiscalização" criticou. "Quero chamar atenção para que se vejam quais são os tipos de construções permitidas no local”, finalizou.

Requerimento nº 66/2016 | Requerimento nº 67/2016 | Requerimento nº 68/2016

3. Fala dos vereadores
3.1. Vilson José Porcíncula (PSD)
3.2. Eder Muraro (PSD)