Resumo da 3ª sessão de outubro de 2016

sessao 17.10.2016A Câmara Municipal de Tijucas realizou sua terceira sessão do mês de outubro no último dia 17, segunda-feira. Durante a reunião, os vereadores utilizaram a tribuna para falar dos assuntos que consideraram importante, e aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 49/2016, que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico.

Estiveram presentes na sessão os seguintes parlamentares: Eder Muraro (PSD); Antídio Pedro Reis (PMDB); Paulo Sartori (PR); Luis Rogério da Silva (PSD); Jean Carlos de Sieno (PSC); Edson José Souza (PMDB); Sérgio Murilo Cordeiro (PSD); José Roberto Giacomossi (PSD); Elizabete Mianes da Silva (PSD); Vilson José Porcíncula (PSD); Fernando Fagundes (PMDB).

1. Projetos de lei
1.1. Câmara aprova Plano Municipal de Saneamento Básico
A Câmara de Vereadores de Tijucas aprovou, no último 17 de outubro, o Projeto de Lei Complementar nº 49/2016, que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico. O texto estipula políticas públicas para as a´reas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem urbana e manejo de águas pluviais.

De acordo com a exposição de motivos elaborada pelo prefeito de Tijucas, Valério Tomazi, além de ser uma exigência da Lei nº 11.445/07 e da Lei Estadual nº 13.517/05, o Plano é uma ferramenta democrática de controle social, sendo necessária para a criação e execução de políticas públicas nas quatro esferas que compõe o saneamento básico.

Com cerca de 370 páginas, o Plano Municipal de Saneamento Básico apresenta à população suas características gerais; diagnóstico social; diagnósticos e prognósticos do sistema de abastecimento de áua, de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e de drenagem urbana e manejo de águas pluviais. Além disso, trata dos princípios e diretrizes do plano, demonstando cenários, objetivos e metas para os próximos anos.

Unidades de Planejamento por Setor

2. Requerimentos e Indicações
Nenhum requerimento ou indicação foi votado na reunião.

3. Fala dos vereadores
3.1. Jean Carlos de Sieno dos Santos (PSC)
3.2. Vilson José Porcíncula (PSD)
3.3. Eder Muraro (PSD)