Vereador defende que 10% dos impostos arrecadados sejam direcionados para a Saúde

capa correta4R8RR84RRSerginhoEx-Secretário Municipal da Saúde, o vereador Serginho Cordeiro (PMDB) demonstra frequentemente a preocupação como tema. Na última sessão, realizada no dia 08 de julho, o parlamentar manifestou-se a respeito dos recursos para a saúde no País, destacando os valores dos juros dos royalties do petróleo. “Daqui a mais ou menos cinco anos irão entrar para os cofres do Ministério da Saúde os recursos dos royalties, são 25% ao total. Nos próximos 10 anos teremos o valor de R$70 bilhões provenientes desses recursos. E vocês sabem qual é o orçamento do Ministério da Saúde para 2013? São 99,3 bilhões, ou seja, o que vai entrar em 10 anos é menos do que o Ministério vai gastar em 2013 para manter a saúde do jeito que está”, ressaltou.
De acordo com Serginho, a questão dos royalties é uma falácia, “digo isso porque o recurso não entra já e porque os valores são ínfimos, ou seja, muito pequenos”, disse. O vereador destacou que é necessário o empenho dos deputados e senadores para defender a causa de que 10% dos impostos arrecadados pelo Governo Federal devem ser destinados para a saúde. Ele ainda informou que já enviou correspondência fazendo tal solicitação aos parlamentares.
“Saúde não é gasto, saúde é investimento”, falou Serginho advertindo o quão é necessário esclarecer o assunto para os cidadãos, “daqui a pouco as pessoas vão achar que o dinheiro dos royalties vai ingressar nos cofres do Governo Federal para distribuir para os Estados e Municípios no mês que vem ou ano que vem e não é desta maneira que acontece”, encerrou o vereador.