Resumo da 3ª sessão de dezembro de 2016

sessao 15.12.2016Vereadores presentes: Eder Muraro (PSD); Antídio Pedro Reis (PMDB); Jean Carlos de Sieno dos Santos (PSC), José Leal Silva Júnior (PSD); Luiz Rogério da Silva (PSD), Sérgio Murilo Cordeiro (PSD); Elizabete Mianes da Silva (PSD), Vilson José Porcíncula (PSD).

Antes de iniciar a votação dos projetos de lei constantes na pauta, a Câmara de Vereadores concedeu quatro Moções de Aplausos aos cidadãos: Cicarelli de Souza; Aldo Manoel Ramos; Magda C. Barbosa e Pedro Sebastião dos Santos.

1.Projetos de lei
1.1. Mantido veto ao projeto de lei que estipulava subsídio dos vereadores para a próxima Legislatura
Os parlamentares da Câmara Municipal mantiveram o veto do Poder Executivo ao Projeto de Lei 06/2016, que fixava o valor do subsídio de vereadores, secretários municipais, vice-prefeito e prefeito para a legislatura de 2017/2020.

Para justificar o veto, o Poder Executivo argumentou que o subsídio dos agentes políticos deveria ter sido fixado até seis meses antes da eleição. A fundamentação do veto levou em consideração decisões do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SC) e do Tribunal de Justiça (TJ/SC).

1.2. Compra de terreno para construção de novo prédio da Câmara deve ficar para 2018

Os vereadores de Tijucas bem que tentaram, mas a compra de um terreno para a construção de uma nova sede para o Legislativo deve acontecer apenas em 2018. É que na última sessão da Câmara, os parlamentares mantiveram o veto ao Projeto de Lei nº 2317/2016, que incluía na Lei Orçamentária Anual de 2017 (LOA 2017) recursos específicos para a aquisição.

De acordo com o Poder Executivo, a proposta é inconstitucional, uma vez que não está prevista em outros dois instrumentos orçamentários obrigatórios: o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (PPA). Com isso, a compra do terreno deve ficar para 2018, quando o PPA e a LDO do novo governo passam a ser executados.

1.3. Projeto de lei concede gratificação dupla a servidor da saúde que exercer chefia e responsabilidade técnica
Na última sessão de 2016, os vereadores da Câmara de Tijucas aprovaram o Projeto de Lei nº 2323/2016, de autoria do Poder Executivo, que permite a servidores da saúde o acúmulo de dupla gratificação: uma por exercer função de chefia e outra por exercício de responsabilidade técnica junto aos Conselhos Profissionais. Anteriormente, a lei proibia a cumulação.

Para justificar a medida, o Poder Executivo afirmou que a alteração [da Lei Municipal 2607/2015] visa “adequar a estrutura de pessoal”. Nenhum detalhe foi informado no parecer das Comissões Parlamentares o porquê da necessidade de adequação.

2. Requerimentos e indicações
Sem requerimentos e indicações na pauta.

homenageados 15.12.2016

3. Fala dos vereadores
3.1. Vilson José Porcíncula (PSD)
3.2. Eder Muraro (PSD)