Câmara devolve R$ 482 mil aos cofres públicos municipais

moedasAo final de 2016, a Câmara Municipal de Tijucas devolveu aos cofres públicos exatamente R$ 482.829,56. O valor representa cerca de 13,20% do repasse recebido pelo órgão no ano passado – que foi de R$ 3.655.783,70. O montante foi economizado durante a gestão da ex-presidente do Legislativo, Elizabete Mianes da Silva (PSD).

Segundo informações da Contabilidade da Casa Legislativa, o montante devolvido corresponde à sobra do orçamento somada aos juros de aplicação financeira durante 12 meses. Com a devolução, o recurso retorna agora aos cofres públicos e poderá ser investido em benefício da população.

Comparado a outros exercícios financeiros, a administração no ano de 2016 demonstrou um controle maior com os gastos públicos. Em 2015, por exemplo, o montante devolvido foi de cerca R$ 34 mil, já em 2014 o valor equivaleu a R$ 236 mil.

Orçamento atual
Para 2017, o orçamento previsto para a Casa Legislativa Municipal é de R$ 3.984.804,23. Em reunião com a equipe de funcionários, o atual presidente Elói Pedro Geraldo (PMDB) já sinalizou que pretende seguir pelo mesmo caminho: contendo os gastos desnecessários e aplicando o dinheiro em prol da sociedade. “Os recursos que usamos aqui não são nossos, mas sim de todos os cidadãos, e precisam ser investidos de forma consciente”, disse.

Por Rafael Spricigo