Resumo da 2ª sessão ordinária de fevereiro de 2017

sessao ordinaria 06.02.2017A Câmara Municipal de Tijucas realizou no dia 6 de fevereiro sua segunda sessão ordinária do ano. Durante a reunião, que contou com a participação de todos os vereadores, foram aprovadas 16 indicações, seis requerimentos. Três vereadores utilizaram a tribuna para falar dos assuntos que consideraram mais importantes.

1. Projetos de lei
Os Projetos de Lei nº 02/2017; PL nº 03/2017; PL nº04/2017 foram encaminhados a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para análise da legalidade das propostas.

2. Indicações e Requerimentos
2.1. Vereadores solicitam recuperação de ruas
Por meio de quatro indicações, a Câmara de Vereadores de Tijucas sugeriu ao Prefeito Elói Mariano Rocha que algumas ruas do município sejam recuperadas, com melhorias na pavimentação e fechamento de buracos que dificultam o tráfego de veículos e pedestres.

Os pedidos abrangem as Ruas Lindofo F. Laus e São Paulo, localizadas no bairro Universitário, e as estradas gerais de Terra Nova, Campo Novo, Oliveira e Itinga. Entre os autores das propostas estão os vereadores Odirlei Resini (PMDB) e Maria Edésia (PT) – a Deda.

Ainda com o objetivo de melhorar o trânsito, o vereador Elói Pedro Geraldo (PMDB) sugeriu ao Poder Executivo que faça a substituição das lâmpadas queimadas e que deixam grande parte das ruas às escuras. O parlamentar também solicitou a implantação de tubulação em uma vala a céu aberto na Rua João Régis, no bairro Nova Brasília.

Para evitar que as ruas alaguem, a vereadora Maria Edésia (PT) – a Deda – indicou ao Prefeito que seja implantada rede pluvial na Rua Dirce dos Anjos, a partir do número 85, no bairro Universitário.

Indicação nº 20 | Indicação nº 21 | Indicação nº 22 | Indicação nº 131 | Indicação nº 132 | Indicação nº 35 | Indicação nº 36

2.2. Pedido de revitalização de praças quer trazer qualidade de vida a Tijucas
As praças sempre fizeram parte da história da humanidade. Desde a Grécia Antiga, quando o espaço de debate e convivência era denominado ágora, até os dias atuais, com a inclusão de quadras de esportes e academias ao ar livre, as praças nunca perderam sua importância para a população.

Pensando justamente em preservar o espaço público e proporcionar um ambiente agradável de recreação e convívio, os vereadores da Câmara de Tijucas sugeriram ao Prefeito Municipal que três praças recebam manutenção adequada: a primeira delas fica no bairro XV de Novembro (Praça João Adolfo Chales); a segunda, no bairro Universitário (Praça Sesquicentenário); e última está localizada na rua Guilherme Varela (Praça Getúlio Vargas).

Indicação nº 54 | Indicação nº 108 | Indicação nº 119

2.3. Câmara requer construção de ponto de ônibus no Centro e na Praça
Aprovadas em plenário na noite de segunda-feira (6), dois indicações propostas pela vereadora Fernanda Melo (PMDB) sugerem a construção de pontos de ônibus cobertos na Avenida Valério Gomes, no Centro, e Rua Lauro Müller, localizada no bairro Praça. Ao justificar as propostas, a parlamentar afirmou que “na avenida inteira não há um ponto de ônibus coberto” e que a falta de abrigos “obriga a população a aguardar a condução ao relento”.

Indicação nº 93 | Indicação nº 100

2.4. Vereador Esaú pede construção de atracadouro na Praça
Atendendo a reivindicação de pescadores locais, que descarregam suas embarcações em “pequenos e perigosos trapiches”, o vereador Esaú Bayer (PMDB) solicitou à Prefeitura que estude a possibilidade de construir um atracadouro no bairro Praça, na Rua Geraldino Martins Reis. O local, de acordo com o parlamentar, conta com grande fluxo de barcos.

Indicação nº 16

2.5. Vereador quer nomear taça do Campeonato Municipal de Futebol de “Rubens Barreto”
Como forma de homenagear o dentista e fundador do Campeonato Municipal de Futebol de Tijucas, Rubens Barreto, o vereador Rudnei de Amorim (DEM) propôs ao Executivo que a taça da competição receba o nome de seu criador.

Rubens Barreto é natural de Tijucas, nascendo em 29 de junho de 1949. Durante quarenta anos foi dentista no Município. Teve sua vida voltada ao esporte: foi superintendente da Fundação Municipal de Esportes em 2004; vice-presidente do Futebol Clube Areias; membro da Diretoria do Tiradentes e Prefeito do Município de Tijucas entre 1989 e 1992.

Indicação nº 109

2.6. Pedidos de informação
Requerimento nº 7/2017 | Requerimento nº 8/2017 | Requerimento nº 11/2017 | Requerimento nº 17/2017 | Requerimento nº 18/2017 |Requerimento nº 21/2017

3. Fala dos vereadores