Resumo da 4ª sessão de fevereiro de 2017

sessao 13.02.2017Realizada no dia 13 de fevereiro, às 20h, a quarta sessão do ano da Câmara de Tijucas contou com a presença de todos os vereadores. Na ocasião, foram aprovadas 15 indicações ao Poder Executivo, que servem de sugestão aos trabalhos do Prefeito.

Além disso, por conta da presença de estudantes no plenário, dez dos treze vereadores utilizaram a tribuna da Casa para falar sobre a subvenção do transporte que leva os universitários a outros Municípios. A expectativa dos alunos é de que os parlamentares façam pressão junto à Secretaria de Educação para que o subsídio seja concedido.

Apesar de manifestarem apoio à causa estudantil, a maioria dos vereadores afirmou que a atual administração está se esforçando para adequar o sistema e que o benefício será concedido assim que todos os usuários estiverem cadastrados.

Antes de iniciar a sessão, a Presidência do Poder Legislativo cedeu espaço de fala para a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tijucas. A representante utilizou a tribuna para defender a Previdência Social Rural e cobrou apoio dos vereadores contra a aprovação do Projeto de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, em tramitação no Congresso Nacional, que prevê a alteração do regime previdenciário.

1. Projetos de lei
Nenhum projeto de lei na pauta.

2. Indicações e Requerimentos
Indicação nº 23/2017 – Odirlei Resini: Requer a construção de uma creche no bairro XV de Novembro.
Indicação nº 24/2017 – Odirlei Resini: Solicita a pavimentação da Rua Manoel Furtuoso, no bairro Areias.
Indicação nº 25/2017 – Odirlei Resini: Solicita a pavimentação da Rua Osmar Zózimo de Oliveira, no bairro Areias.
Indicação nº 58/2017 – Fernando Fagundes: Pede ao Poder Executivo que faça o controle de animais soltos no loteamento Mata Atlântica. De acordo com o vereador Fernando Fagundes, existem cavalos soltos na região que comprometem a segurança dos motoristas que trafegam pelo local.
Indicação nº 86/2017 – Elói Pedro Geraldo: Solicita que o Prefeito analise a possibilidade de conceder aos estudantes universitários subvenção de 100% no valor do transporte para todos os turnos.
Indicação nº 120/2017 – Fernanda Melo: Requer a manutenção da Praça Nereu Ramos, na Rua Coronel Büchelle.
Indicação nº 135/2017 – Fernando Fagundes: Pede a retirada do que restou da rótula localizada nas Ruas Geraldo Rebelo com a Rua Tenente Carvalho e a Rua Otávio Melin.
Indicação nº 144/2017 – Vilson Natálio Silvino, Esaú Bayer e Fabiano Morfelle: os vereadores solicitam a pavimentação e colocação de tubos nas valas ao lado da Rua Henrique Boiteux, no bairro Praça, que dá acesso ao campo dos praianos e SESC Ler.
Indicação nº 145/2017 – Fabiano Morfelle: Pede a construção de duas lombadas na rua Inês Wietikosck, no bairro Joaia. De acordo com o parlamentar, os moradores da comunidade estão reclamando da alta velocidade dos veículos.
Indicação nº 152/2017 – Esaú Bayer: Solicita ao Prefeito Municipal que analise a possibilidade, em conjunto com a empresa prestadora de serviços gerais Moraes e Santos, sobre a possibilidade recolher os funcionários no horário de almoço para um local apropriado, onde possam almoçar e descansar. Segundo o parlamentar, os funcionários almoçam à beira da estrada, descansando embaixo de marquises e em bancos.
Indicação nº 154/2017 – Rudnei de Amorim: Pede reparos na “Academia da Saúde” localizada na Avenida das Paineiras, nº 110, no loteamento Mata Atlântica.
Indicação nº 158/2017 – Fernanda Melo: Solicita ao Prefeito que analise a possibilidade de conceder subvenção social de R$ 4 mil ao lar de idosos Santa Maria da Paz. Atualmente, o abrigo atende 63 idosos, contando com 40 funcionários e uma folha de pagamento de mais de R$ 71 mil.
Indicação n º 159/2017 – Fernanda Melo: Pede ao Prefeito que analise a possibilidade conceder subvenção social no valor de R$ 17.650 ao grupo teatral Anjo da Noite, para que participem como representantes de Tijucas no evento Thailand Harmony World Puppet Festival 2017.
Indicação nº 160/2017 – Esaú Bayer: Requer ao Poder Executivo que encaminhe projeto de lei criando um centro de controle de zoonose, recolhimento e atendimento veterinário aos animais abandonados do Município.
Indicação nº 167/2017 – Maria Edésia: Solicita a possibilidade de a Prefeitura recuperar a drenagem que liga a Rua Nova Trento às ruas Estevão Caetano Rita e Antônio Albino Casa.

3. Fala dos vereadores
3.1. Rudnei de Amorim (DEM)
3.2. Esaú Bayer (PMDB)
3.3. Elizabete Mianes da Silva (PSD)