Comunidades pedem melhorias para o interior de Tijucas

comunidade oliveira sessaoEstradas em boas condições de tráfego, iluminação pública, áreas de lazer e apoio às atividades agropecuárias, essas foram algumas das reivindicações levantadas pelos moradores dos bairros Terra Nova, Campo Novo e Oliveira durante a primeira sessão itinerante da Câmara de Vereadores, realizada na última quinta-feira (16).

Representantes das três comunidades aproveitaram a oportunidade e contaram aos vereadores sobre os problemas enfrentados diariamente pelos moradores. Defendendo os interesses dos bairros do interior, a moradora Bernadet Stulp afirmou que é urgente a manutenção da estrada geral que liga as três comunidades ao centro de Tijucas. Segundo ela, a reivindicação é antiga, mas continua na pauta da comunidade, já que o pedido ainda não foi atendido.

No início de 2015, a SDR de Brusque chegou a entregar um projeto de pavimentação asfáltica para trecho. Orçado em cerca de R$17,5 milhões, a obra cobriria os 15,9 km de extensão da via. Contudo, até hoje o recurso não foi levantado. Além de beneficiar a vida dos moradores - que hoje sofrem com os buracos da estrada -, a recuperação do trecho reduziria o custo do escoamento das mercadorias agrícolas que são produzidas na região. Com isso, não só os preços dos produtos se tornariam mais atrativos, como o comércio seria incentivados.

Prevendo a dificuldade em conseguir os recursos financeiros, a moradora entregou ao vereador Odirlei Resini (PMDB) e ao presidente da Câmara, Elói Pedro Geraldo (PMDB), um projeto de Emenda à Lei Orgânica que obriga a vinculação de 10% das receitas da Lei Orçamentária Anual (LOA) em investimentos – sendo 7% para a cidade e 3% para os bairros rurais -, com foco na pavimentação das estradas. Além disso, reivindicou a implantação de iluminação pública, uma academia ao ar livre e a reforma do atual posto de saúde.

Aproveitando a oportunidade, Elizete Souza, secretária do Sindicato dos Trabalhadore Rurais de Tijucas, elaborou pedidos ligados ao campo. “Precisamos de assistência técnica e de implementos agrícolas”, disse durante a reunião. De acordo com a representante, a EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) não dá conta de toda a assistência técnica de que os produtores necessitam. Por conta disso, solicitou a ajuda do Município com a contratação de técnicos especializados na área.

Ela também pediu o apoio dos vereadores para que a PEC nº xxx (Proposta de Emenda à Constituição), que altera o regime de previdência social, não seja aprovada no Congresso Nacional. Segundo opinou, “o principal prejudicado com as mudanças será o agricultor”.

Respostas à comunidade
Em resposta aos pedidos, todos os vereadores que se manifestaram foram unânimes ao reconhecer a necessidade urgente de manutenção da estrada geral que liga Terra Nova, Campo Novo e Oliveira. “Hoje, é imediata a necessidade de patrolamento da via”, disse o vereador Odirlei Resini (PMDB). Apesar disso, os parlamentares também relataram suas dificuldades na obtenção de recursos para realizar as obras.

Segundo apontaram, a maneira mais fácil de trazer as melhorias seria por meio de recursos externos, conseguidos por meio de emendas parlamentares, junto aos deputados federais. “Uma das coisas que o vereador pode fazer é divulgar o Município de Tijucas para os deputados e conseguir recursos dessa maneira”, sugeriu o vereador José Leal Silva Júnior (PSD).

Além disso, parte dos parlamentares também argumentou que o Prefeito ainda está em início de mandato, mas que os benefícios seriam concedidos ao longo dos quatro anos de gestão. “O Prefeito está em começo de mandato, mas ele está correndo atrás. E a Secretaria de Obras, Transportes e Serviços Públicas está fazendo o possível para resolver essa situação”, defendeu o vereador Rudnei de Amorim (DEM).

“O único jeito de revertermos nossos impostos a nosso favor é apresentando bons projetos, seja aos deputados federais ou mesmo na Câmara Municipal”, finalizou a vereadora Fernanda Melo (PMDB), reafirmando a importância política do vereador e sustentando a necessidade de uma aproximação da população para uma gestão de excelência na administração pública.

Por Rafael Spricigo
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Tijucas