Prefeitura apresenta cumprimento de metas fiscais nesta sexta (24)

graficoNa próxima sexta-feira (24), a Prefeitura Municipal de Tijucas apresentará a toda sociedade o cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2016. A exposição dos dados será feita na sede a Câmara de Vereadores, às 15h, em audiência pública convocada pela Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização Financeira.

Em termos simples, as metas fiscais são a economia que o governo promete fazer. Elas implicam em um controle de gastos, com o planejamento claro de receitas e despesas públicas. Dentro da responsabilidade fiscal, suas funções objetivam o equilíbrio orçamentário, garantindo a organização das contas e evitando déficit nos cofres municipais.

As metas fiscais são estipuladas pelo próprio Poder Executivo, que envia anualmente ao Poder Legislativo um projeto de lei chamado “Lei de Diretrizes Orçamentárias”. Ali, o governo calibra a economia de recursos prevista de acordo com o que deseja para sua dívida: para que ela caia, é preciso economizar mais.

Por Rafael Spricigo
Assessoriad de Imprensa da CMT