Resumo da 5ª Sessão de Março de 2017

sessao itinerante 16.03.2017O bairro Nova Descoberta recebeu na noite de quinta-feira (16) a 2ª Sessão Itinerante de 2017 da Câmara de Vereadores de Tijucas. Durante a reunião foram aprovadas 16 indicações e dois requerimentos, todos voltados à comunidade de Nova Descoberta.

Como parte da sessão, três moradores tiveram a oportunidade de representar seus vizinhos ao reivindicar melhorias para o bairro. Entre as preocupações dos moradores estão a construção de um presídio e de um “lixão” na região.

Primeiro a falar pelo bairro, Alexandre Antônio Coelho, o Tata, afirmou que a comunidade é formada por pessoas simples que precisam da ajuda dos vereadores e outros representantes do Estado. “Eu tenho esperança na política e na mudança, e é por isso que estamos aqui para pedir a vocês que lembrem da gente com seriedade”, cobrou.

De acordo com Coelho, nas últimas reuniões realizadas no bairro foram reivindicadas a manutenção da Rua da Cachaça, a implementação de linha de ônibus, creche e parque infantil parque infantil próximo ao Posto de Saúde. Todas promessas que ainda não foram cumpridas.

Na última reunião que tivemos foi pedido para arrumar a Rua da Cachaça; ainda não temos ônibus; foi prometida uma creche por outros vereadores. Eu acho que Nova Descoberta nunca teve vereador, porque se tivesse já teria feito algo por nós.

O morador também pediu que os vereadores fiscalizem a Prefeitura, porque, segundo ele, parte das ações prometidas ao bairro não estão sendo executadas. “Disseram que seria passada uma máquina [niveladora] na estrada, mas também não cumpriram”, criticou.

Transporte público e lixão
Nesse mesmo sentido, o morador Rubens Vicente Marcelino requisitou o retorno do transporte coletivo ao bairro. “Os ônibus funcionaram, mas foram retirados – não sei por que motivo. Não precisamos de muitos horários, dois ou três por dia seriam suficientes. Hoje estamos indo até o Centro de Tijucas de bicicleta”, apontou.

A possibilidade de construção de um “lixão” nas proximidades do bairro também preocupa os moradores. Para José Walmor da Silva, a vinda do lixão trará problemas. Outra preocupação levantada pela população foi o descumprimento da legislação e os possíveis danos ambientais. “A empresa responsável afirma que irá cumprir com as normas, mas eu já sei que no fim os projetos não serão feitos”, finalizou Alexandre Antônio Coelho.

Ao agradecer a presença dos moradores, o presidente da Câmara Municipal de Tijucas, Elói Pedro Geraldo (PMDB), garantiu que entregaria pessoalmente todos os pedidos ao Prefeito Municipal, reforçando as reivindicações da comunidade.

2. Indicações e Requerimentos
Indicação nº 179/2017 – Providenciar calçamento e/ou pavimentação asfáltica, na Rua Valentim C. Pereira, vulgarmente conhecida por Rua da Cachaça.
Indicação nº 180/2017 – Providenciar a manutenção e conservação do parque infantil e quadra de esportes, localizada anexa ao posto de saúde de Nova Descoberta.
Indicação nº 181/2017 – Providenciar o saneamento urbano e limpeza das valas na Rua Valentim C. Pereira, vulgarmente conhecida como Rua da Cachaça.
Indicação nº 241/2017 – Construir um redutor de velocidade na Rua Geral de Nova Descoberta, nas proximidades do Bar do Seu Domingos.
Indicação nº 252/2017 – Realizar a manutenção do asfalto da Estada Geral de Nova Descoberta.
Indicação nº 264/2017 – Realizar a manutenção na vala que dá acesso ao antigo ribeirão do cobre, na beira rio do bairro Nova Descoberta.
Indicação nº 268/2017 – Fazer a limpeza, manutenção e conservação da Rua Beira Rio, no bairro Nova Descoberta.
Indicação nº 269/2017 – Construir um campo de futebol no bairro Nova Descoberta.
Indicação nº 280/2017 – Construir um ponto de ônibus no bairro Nova Descoberta, na SC 410, próximo a subestação da Celesc.
Indicação nº 281/2017 – Colocar uma tela de proteção na quadra de futebol localizada na Estada Geral de Nova Descoberta.
Indicação nº 282/2017 – Reparar o posto de saúde Maria Marcei Orsi, localizado na Estrada Geral Nova Descoberta.
Indicação nº 283/2017 – Reparar o parque a academia de idosos localizada na Estrada Geral de Nova Descoberta.
Indicação nº 284/2017 – Construir uma creche de educação infantil no bairro Nova Descoberta.
Indicação nº 285/2017 – Implantar iluminação pública da Rua Getúlio João de Simas.
Indicação nº 286/2017 – Contratar empresa de monitoramento e segurança para a Escola de Ensino Fundamental Osmário Giacomossi.
Indicação nº 287/2017 – Fornecer ao Grupo Upes – Ungidos pelo Espírito Santo – dois ônibus para levar 20 adultos para o retiro semeando, na Fundação Shalom, entre os dias 31 de março a 2 de abril, na cidade de Criciúma.
Requerimento nº 09/2017 | Requerimento nº 61/2017

3. Fala dos vereadores
3.1. Juarez Soares (PPS)
3.2. Rudnei de Amorim (DEM)