Projeto dá prioridade de atendimento na saúde a pessoas com câncer

cancer infantilTramita pela Câmara de Vereadores de Tijucas um projeto de lei (PL nº 021/2017) que impõe às unidades de saúde do Município o atendimento prioritário a pacientes diagnosticados com câncer. De autoria do vereador Fernando Fagundes (PMDB), a proposta foi denominada de Programa Fila Zero. O projeto aguarda inclusão na ordem do dia para votação em plenário.

Segundo o texto, após o encaminhamento médico, os pacientes diagnosticados com a doença devem receber atendimento prioritário, seja no agendamento de consultas ou na realização de exames, no prazo máximo de 72 horas.

Para o vereador Fernando Fagundes (PMDB), priorizar o atendimento nesses casos significa efetivar o direito à saúde previsto na Constituição. “Uma pessoa diagnosticada com câncer precisa de amparo imediato. Se todos tivessem bom senso, o atendimento imediato não aconteceria em respeito a uma lei, e sim por consideração ao semelhante”, disse.

Se for aprovado, o Poder Executivo terá prazo de 30 dias para regulamentar a lei.

Por Assessoria de Imprensa da CMT