Resumo da 4ª sessão de abril de 2017

sessao ordinaria 17.04.2017

No dia 17 de abril a Câmara Municipal de Tijucas realizou sua quarta sessão ordinária do mês – a 16ª do ano -, aprovando 10 indicações e quatro requerimentos. Nenhum projeto de lei foi posto em votação.

A reunião foi marcada pelo protesto de sete vereadores, que se retiraram da sessão por serem contrários à permanência da vereadora Fernanda Melo (PMDB) como secretária da Mesa Diretora. De acordo com parte dos vereadores, por ser advogada, Fernanda não poderia ocupar nenhum cargo da Mesa.

Para fundamentar esse posicionamento, os parlamentares afirmam que o artigo 28 do Estatuto da OAB estipula a incompatibilidade da advocacia com a atividade de membro da Mesa do Legislativo.

Depois da saída dos vereadores do Plenário, o presidente da Casa, Elói Pedro Geraldo (PMDB), decidiu continuar a sessão com os cinco parlamentares restantes – todos do bloco de oposição -, colocando em votação as indicações e requerimentos previstos em pauta. Todas as matérias foram aprovadas.

1. Projetos de Lei
Sem projetos de lei na pauta de votação.

2. Indicações e Requerimentos
Indicação nº 102/2017: Manutenção da praça em frente à Igreja Matriz de Tijucas.

Indicação nº 011/2017: Restaurar a Ponte Bulcão Viana.

Indicação nº 300/2017: Passar motoniveladora (patrola) na Rua Rosa Nicolau, alargando o trecho e depositando material adequado para conservação.

Indicação nº 301/2017: Limpar e manter os bueiros da Rua Ciriema, bem como mudar a saída das águas pluviais que passam por dentro dos terrenos particulares.

Indicação nº 302/2017: Instalar três ou quatro lombadas na Rua Ciriema, juntamente com suas placas indicativas.

Indicação nº 323/2017: Pede ao Prefeito que encaminhe Projeto de Lei subsidiando integralmente as horas-máquina adquiridas pelo pequeno agricultor, cuja produção se enquadra como agricultura familiar.

Indicação nº 324/2017: Instalar placa de identificação na Rua Quaresmeira, com acesso pela Rua Manoel Furtuoso, no bairro Areias.

Indicação nº 325/2017: Construir um ponto de ônibus na Avenida Carlos Humberto Ternes (P2), próximo à entrada entrada da Rua Caroline C.R. Passos – Rua de acesso ao colégio Dom Bosco. O antigo ponto foi incendiado.

Indicação nº 326/2017: Construção de área de lazer na Rua Constâncio Wietcowski. Nesse local existe um terreno abandonado.

Indicação nº 048/2017: Pavimentar e construir galeria de água pluvial na estrada principal constituída pelas seguintes ruas: Senador Gallotti; Marechal Floriano; Pedro E. Andriani; Tenente Carvalho; Santa Catarina; Coronel Büchelle; Corone Galotti e Lauro Müller. A rua corta a cidade de Tijucas e faz ligação com a Rodovia SC 410 até o bairro Santa Luzia.

Requerimento nº 69/2017 | Requerimento nº 74/2017 | Requerimento nº 93/2017 | Requerimento nº 96/2017

3. Fala dos vereadores
3.1. Jean Carlos de Sieno (PSC)
3.2. Juarez Soares (PPS)