Resumo da 1ª Sessão de Maio de 2017

sessao ordinaria 08.05.20171. Projetos de lei
Nenhum projeto de lei esteve em pauta para votação.

2. Indicações e Requerimentos
2.1. Câmara pede melhorias no trânsito para pedestres e motoristas
Cinco indicações aprovadas pela Câmara de Vereadores sugerem ao Prefeito de Tijucas a adoção de medidas para a melhoria no trânsito do Município. Entre as providências estão o recapeamento da Estrada da Nogueira, que faz ligação entre as comunidades de Terra Nova e Nova Descoberta, e o desentupimento de boca de lobo na Rua Voluntários da Pátria.

Ainda em relação aos motoristas, foi solicitado à Prefeitura que sejam colocadas placas de trânsito indicando a preferência de passagem em seis ruas do Centro. Já para os pedestres, a atenção ficou voltada à manutenção do calçamento e dos canteiros centrais da Avenida Coleira, no bairro Praça, além do pedido de disponibilização de ônibus circular no bairro Areia.

Confira aqui os pedidos na íntegra:
Indicação nº 030/2017 | Indicação nº 333/2017 | Indicação nº 334/2017 | Indicação nº 335/2017 | Indicação nº 339/2017 |

2.2. Vereadores sugerem criação de passagem para pedestres em frente ao Hipermercado Koch
A ausência de uma faixa de pedestres em frente ao Hipermercado Koch não impede que os moradores de Tijucas atravessem no local, criando um verdadeiro risco de acidentes. Para evitar que uma tragédia aconteça, os vereadores da Câmara de Tijucas sugeriram a construção de uma passarela para pedestres neste lugar.

A intenção dos parlamentares é proteger a vida dos pedestres, permitir o fluxo contínuo de pessoas e carros, e garantir a segurança de quem transita pelo trecho. Autor da Indicação nº 337/2017, o vereador Odirlei Resini (PMDB) explicou que há grande circulação de pessoas no local por conta dos passageiros que utilizam a rodoviária, e dos pacientes do Hospital São José.

Ao discutir a proposta, alguns parlamentares opinaram pela construção de uma travessia elevada na Avenida. A ideia foi considerada uma alternativa mais barata em relação à construção da passarela. Para a vereadora Maria Edésia Silva Vargas (PT), todas as lombadas localizadas no Centro da cidade deveriam ser substituídas por esse tipo de travessia, o que reduziria a velocidade dos automóveis e falicitaria a passagem dos pedestres.

2.3. Vereadores querem criar mercado público para agricultores, pescadores e artesãos
Os parlamentares de Tijucas desejam criar um espaço para que pequenos agricultores, pescadores e artesãos possam comercializar suas produções. O objetivo da proposta, que foi enviada ao Prefeito por meio da Indicação nº 336/2017, é proporcionar maior geração de renda, permitindo a negociação direta entre pequenos produtores e compradores.

Para incentivar a pesca e a navegação, os vereadores também sugeriram ao Poder Executivo que seja avaliada a possibilidade de construir um trapiche na praia de Tijucas. A sugestão foi encaminhada através da Indicação nº 340/2017.

2.4. Outras indicações e requerimentos
Indicação nº 064/2017: Pede que a Prefeitura tome providências quanto a invasão de moradores de rua no prédio onde funcionava a antiga sede dos Correios, no Centro do Município. De acordo com o texto, proprietários de salas comerciais nas proximidades estão relatando a ocorrência de pequenos furtos à noite.

Indicação nº 338/2017: Requer a limpeza da área externa e recondicionamento da pavimentação do pátio da Unidade Básica de Saúde Abílio Pereira, no bairro Santa Luzia.

Indicação nº 010/2017: Reabrir e restabelecer o funcionamento da Escola Municipal Timbé Norte, ou utilizar o imóvel para outra finalidade em benefício da comunidade. De acordo com a vereadora Fernanda Melo (PMDB), o prédio está abandonado há mais de 10 anos.

Requerimento nº 104/2017: Requer regime de urgência para os projetos de lei do executivo nºs 2324/2017, 2325/2017 e 2329/2017, e também aos projetos de lei complementar de origem executiva nºs 55/2017 e 54/2017.

3. Fala dos Vereadores
3.1. Odirlei Resini (PMDB)
3.2. Elói Pedro Geraldo (PMDB)
3.3. Fernanda Melo (PMDB)