Reajuste salarial de servidores deve ser de 5% em Tijucas

reposaicao salarialEm projeto de lei encaminho à Câmara de Vereadores no início deste mês, a Prefeitura de Tijucas concede aumento salarial de 5% aos servidores públicos do Município. Sem data prevista para ser apreciado em plenário, a proposta repõe as perdas inflacionárias dos últimos 12 meses, mantendo o poder de compra dos funcionários. Caso seja aprovado, o projeto terá efeitos retroativos, atingindo as remunerações desde maio de 2017.

De acordo com o texto, a revisão leva em conta a inflação apurada pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado no período de abril de 2016 a março de 2017. Pelo projeto, todos os funcionários seriam beneficiados. Com isso, a medida alcançaria servidores, empregados e ocupantes de cargos comissionados – os chamados “cargos de confiança” –, sejam eles ativos, inativos ou pensionistas. Os únicos excluídos da medida seriam os profissionais do magistério, que já receberam sua reposição salarial em janeiro deste ano.

Dados do governo mostram que a inflação acumulada pelo INPC nos últimos 12 meses (de abril de 2016 a março de 2017) foi de 4,57%. Na mesma linha. o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumir Amplo) também fechou o acumulado indicando a mesma soma de 4,7%. Com base nesses indicadores, o ganho real dos servidores seria de 0,3% acima da inflação.

Vale alimentação
Além da previsão de reajuste salarial, o Poder Executivo também encaminhou à Câmara uma proposta de aumento do Auxílio Refeição pago aos servidores e empregados em efetivo exercício. Caso seja aprovado, o valor passará de R$ 115 para R$ 152. O auxílio é uma ajuda de custo, e é recebido conforme a proporção de dias trabalhados, com limite de até 22 dias.

Projetos de lei
Projeto de Lei do Executivo – nº 2330/2017 - Revisão salarial