Resumo da 2ª Sessão Ordinária de Maio de 2017

sessao ordinaria 11.05.2017A Câmara Municipal de Tijucas realizou sua segunda sessão do mês de maio na última quinta-feira, dia 11. Durante as duas horas e trinta minutos de sessão, os vereadores aprovaram indicações e sete requerimentos. Nenhum projeto de lei esteva agendado para votação. A reunião contou com a presença de todos 13 os parlamentares.

1. Projetos de lei
Nenhum projeto de lei presente na pauta.

2. Indicações e Requerimentos
2.1. Em nome de moradores, Câmara reivindica construção de pontos de ônibus
A pedido das comunidades do bairro Santa Luzia e Praça, os vereadores da Câmara de Tijucas reivindicaram à Prefeitura a construção de dois pontos de ônibus: o primeiro, na Rua Euclides Francisco Peixoto, próximo ao Estágio Municipal Arthur Tomasoni; já o segundo fica nas imediações das Ruas Aldeia e São José.

Segundo o vereador Esaú Bayer, um dos autores da proposta, a obra é importante porque atende aos estudantes do Município. “Nota-se que as crianças esperam o ônibus embaixo da marquise de um mercado localizado ao final da Rua São José, e que nos dias de chuva as crianças se aglomeram e congestionam a entrada do comércio”, explicou.

Os parlamentares também querem aumentar a segurança no trânsito e reduzir os acidentes. Para que isso acontece, outra medida reivindicada é a construção de duas travessias elevadas – uma localizada no término da Rua 13 de Novembro, e outro no início da Avenida Emília Ramos. Nesse cruzamento estariam ocorrendo diversos acidentes, conforme informou em sessão o vereador Fabiano Morfelle, do PDT.

Indicação nº 043/2017 | Indicação nº 342/2017 | Indicação nº 347/2017

2.2. Câmara cobra reposição de eletrônicos furtados em escola
Ao final de 2016 a Escola de Ensino Fundamental Osmário Giacomossi foi furtada. Desde então, a estabelecimento tem funcionado sem telefone, televisão, computador e aparelho de som – equipamentos que poderiam auxiliar na didática com os alunos. Para resolver essa situação, os vereadores da Câmara de Tijucas aprovaram uma indicação que pede à Prefeitura a reposição desses itens.

Autora da proposta, a vereadora Fernanda Melo, do PMDB, argumentou que os equipamentos eletrônicos são importantíssimos para as atividades lúdicas com as crianças, relembrando que a escola atende alunos até o 6º ano. Para a parlamentar, os aparelhos possuem um custo baixo, mas trariam muitos benefícios aos estudantes. “Os eletroeletrônicos não representariam valores elevados e poderiam trazer grande benefício à unidade”, disse.

Indicação nº 345/2017

2.3. Câmara propõe abrigo para moradores de rua durante o inverno
Em um verdadeiro gesto de humanidade, os vereadores de Tijucas recomendaram à Secretaria de Ação Social que seja viabilizado um local para ser utilizado como abrigo pelos moradores de rua durante o inverno. A ideia é retirar os desabrigados da rua entre o horário das 19h às 7h da manhã, protegendo-os do frio.

Medida semelhante já adotada pelo Prefeito da Capital Catarinense. Conforme notícia do jornal Hora de Santa Catarina, a Prefeitura de Florianópolis reabriu abrigo a moradores de rua em noites abaixo de 10°C, como já vinha sendo feito nos anos anteriores.

Na proposta encaminhada à Prefeitura de Tijucas, o vereador Esaú Bayer (PMDB), autor da indicação, sugere uma parceria com a Polícia Militar para a realização de cadastro e controle dos andarilhos.

Indicação nº 344/2017

2.4. Vereadora Fernanda Melo propõe arborização da cidade
Por meio da Indicação nº 319/2017, a vereadora Fernanda Melo (PMDB) propôs à Prefeitura Municipal a arborização de toda extensão do Rio Tijucas, lado Sul, com árvores frutíferas. O objetivo da indicação é melhorar a qualidade de vida da população, embelezando a cidade e contribuindo com a criação de um meio ambiente equilibrado e sustentável.

Para a parlamentar, o plantio de árvores ao longo do rio traz vários benefícios. “A arborização urbana proporciona proteção contra ventos, diminui a poluição sonora, absorve parte dos raios solares e da poluição atmosférica, além de tornar o ambiente mais agradável à vida humana”, disse, ao defender a sugestão.

Indicação nº 319/2017

2.5. Outras indicações
Indicação nº 340/2017 – Sugere a construção de um trapiche na praia de Tijucas

Indicação nº 343/2017 – Pede que os proprietários dos terrenos no loteamento Mata Atlântica sejam notificados para fazer a limpeza e manutenção dos lotes. Segundo moradores, a sujeira no local estaria causando a proliferação de mosquitos, cobras e ratos.

3. Fala dos vereadores
3.1. José Leal Silva Júnior (PSD)
3.2. Jean Carlos de Sieno dos Santos (PSC)
3.3. Vilson Natálio Silvino (PP)