topo cmt curva azul2


INSTITUCIONAL

TIJUCAS

COMUNICAÇÃO

LEGISLAÇÃO

Resumo da 2ª Sessão Ordinária de Maio de 2017

sessao ordinaria 11.05.2017A Câmara Municipal de Tijucas realizou sua segunda sessão do mês de maio na última quinta-feira, dia 11. Durante as duas horas e trinta minutos de sessão, os vereadores aprovaram indicações e sete requerimentos. Nenhum projeto de lei esteva agendado para votação. A reunião contou com a presença de todos 13 os parlamentares.

1. Projetos de lei
Nenhum projeto de lei presente na pauta.

2. Indicações e Requerimentos
2.1. Em nome de moradores, Câmara reivindica construção de pontos de ônibus
A pedido das comunidades do bairro Santa Luzia e Praça, os vereadores da Câmara de Tijucas reivindicaram à Prefeitura a construção de dois pontos de ônibus: o primeiro, na Rua Euclides Francisco Peixoto, próximo ao Estágio Municipal Arthur Tomasoni; já o segundo fica nas imediações das Ruas Aldeia e São José.

Segundo o vereador Esaú Bayer, um dos autores da proposta, a obra é importante porque atende aos estudantes do Município. “Nota-se que as crianças esperam o ônibus embaixo da marquise de um mercado localizado ao final da Rua São José, e que nos dias de chuva as crianças se aglomeram e congestionam a entrada do comércio”, explicou.

Os parlamentares também querem aumentar a segurança no trânsito e reduzir os acidentes. Para que isso acontece, outra medida reivindicada é a construção de duas travessias elevadas – uma localizada no término da Rua 13 de Novembro, e outro no início da Avenida Emília Ramos. Nesse cruzamento estariam ocorrendo diversos acidentes, conforme informou em sessão o vereador Fabiano Morfelle, do PDT.

Indicação nº 043/2017 | Indicação nº 342/2017 | Indicação nº 347/2017

2.2. Câmara cobra reposição de eletrônicos furtados em escola
Ao final de 2016 a Escola de Ensino Fundamental Osmário Giacomossi foi furtada. Desde então, a estabelecimento tem funcionado sem telefone, televisão, computador e aparelho de som – equipamentos que poderiam auxiliar na didática com os alunos. Para resolver essa situação, os vereadores da Câmara de Tijucas aprovaram uma indicação que pede à Prefeitura a reposição desses itens.

Autora da proposta, a vereadora Fernanda Melo, do PMDB, argumentou que os equipamentos eletrônicos são importantíssimos para as atividades lúdicas com as crianças, relembrando que a escola atende alunos até o 6º ano. Para a parlamentar, os aparelhos possuem um custo baixo, mas trariam muitos benefícios aos estudantes. “Os eletroeletrônicos não representariam valores elevados e poderiam trazer grande benefício à unidade”, disse.

Indicação nº 345/2017

2.3. Câmara propõe abrigo para moradores de rua durante o inverno
Em um verdadeiro gesto de humanidade, os vereadores de Tijucas recomendaram à Secretaria de Ação Social que seja viabilizado um local para ser utilizado como abrigo pelos moradores de rua durante o inverno. A ideia é retirar os desabrigados da rua entre o horário das 19h às 7h da manhã, protegendo-os do frio.

Medida semelhante já adotada pelo Prefeito da Capital Catarinense. Conforme notícia do jornal Hora de Santa Catarina, a Prefeitura de Florianópolis reabriu abrigo a moradores de rua em noites abaixo de 10°C, como já vinha sendo feito nos anos anteriores.

Na proposta encaminhada à Prefeitura de Tijucas, o vereador Esaú Bayer (PMDB), autor da indicação, sugere uma parceria com a Polícia Militar para a realização de cadastro e controle dos andarilhos.

Indicação nº 344/2017

2.4. Vereadora Fernanda Melo propõe arborização da cidade
Por meio da Indicação nº 319/2017, a vereadora Fernanda Melo (PMDB) propôs à Prefeitura Municipal a arborização de toda extensão do Rio Tijucas, lado Sul, com árvores frutíferas. O objetivo da indicação é melhorar a qualidade de vida da população, embelezando a cidade e contribuindo com a criação de um meio ambiente equilibrado e sustentável.

Para a parlamentar, o plantio de árvores ao longo do rio traz vários benefícios. “A arborização urbana proporciona proteção contra ventos, diminui a poluição sonora, absorve parte dos raios solares e da poluição atmosférica, além de tornar o ambiente mais agradável à vida humana”, disse, ao defender a sugestão.

Indicação nº 319/2017

2.5. Outras indicações
Indicação nº 340/2017 – Sugere a construção de um trapiche na praia de Tijucas

Indicação nº 343/2017 – Pede que os proprietários dos terrenos no loteamento Mata Atlântica sejam notificados para fazer a limpeza e manutenção dos lotes. Segundo moradores, a sujeira no local estaria causando a proliferação de mosquitos, cobras e ratos.

3. Fala dos vereadores
3.1. José Leal Silva Júnior (PSD)
3.2. Jean Carlos de Sieno dos Santos (PSC)
3.3. Vilson Natálio Silvino (PP)
3.4. Juarez Soares (PPS)
3.5. Rudnei de Amorim (DEM)
3.6. Maria Edésia da Silva Vargas (PT)
3.7. Elizabete Mianes da Silva (PSD)
3.8. Esaú Bayer (PMDB)
3.9. Odirlei Resini (PMDB)
3.10. Fernanda Melo (PMDB)
3.11. Elói Pedro Geraldo (PMDB)


Áudio completo da sessão

Por Assessoria de Imprensa da CMT

AddThis Social Bookmark Button

© 2013 | Joomla - v2.5 | Todos os Direitos Reservados |