Resumo da 5ª Sessão de Maio de 2017

sessao itinerante 22052017No dia 22 de maio de 2017, a Câmara Municipal de Tijucas realizou sua quarta sessão itinerante, desta vez, no bairro Itinga. Durante o encontro, que contou com a participação dos moradores, foram aprovadas 14 indicações, todas direcionadas à comunidade.

Apesar de estarem inclusos na Ordem do Dia, os Projetos de Lei nº 30/2017 e nº 31/2017, que versam sobre o reajuste salarial e o vale alimentação dos servidores públicos, foram retirados de votação devido à ausência de documentos informando o impacto financeiro no orçamento municipal. A expectativa é de que já na próxima sessão, agendada para o dia 25 de maio, as propostas sejam votadas em turno único.

1.Participação da comunidade
1.1. Moradores do bairro Itinga pedem melhoria em infraestrutura

Como é de costume, no início de todas as Sessões Itinerantes a Mesa Diretora da Câmara abre espaço para a população falar, permitindo que a comunidade expresse seus anseios. No bairro Itinga não foi diferente. Representando a comunidade como um todo, quatro moradores - Viviane Ferreira, Samuel Martinho Weber, Paulo Gonçalves Fernandes e Daniel Piva – reivindicaram melhorias na infraestrutura local.

Linha telefônica até o final do bairro; correspondências entregues no Posto de Saúde; patrolamento da estrada principal e adjacentes; e distribuição de internet ADSL via cabo foram alguns dos pedidos feitos pelos moradores, que ocuparam o pavilhão da Igreja do Centro do Itinga na última segunda-feira (22) à noite.

De acordo com relatos da comunidade, há algum tempo os Correios não entregam mais a correspondência dos moradores na Unidade Básica de Saúde, o que facilitava em muito o acesso às cartas. Sem o serviço, agora é necessário se deslocar até o Centro de Tijucas para receber as encomendas.

A internet via cabo também ajudaria os moradores. Conforme explicado na sessão, hoje a comunidade consegue acesso à rede apenas por ondas de rádio, sistema bastante instável. “Quando chove ficamos sem internet”, contaram os moradores. Com a implantação de rede ADSL via cabo o acesso à internet seria muito mais estável.

A comunidade ainda reivindicou mais horas de atendimento médico no Posto de Saúde, tendo em vista que o profissional que atende a comunidade só realiza as consultas em um único dia, deixando parte da população desassistida. A falta de medicamentos também foi outro problema apontado, fazendo com que os moradores tenham que se deslocar até a cidade de Tijucas parar buscar os remédios. “Às vezes precisamos perder uma tarde de serviço para resolver esses problemas, sendo que se os remédios estivessem no posto seria muito mais fácil”, disseram.

2. Indicações e Requerimentos
2.1. Vereadores pedem reparos na Estrada Geral da Itinga e transporte coletivo para comunidade
Durante a quinta sessão do mês de maio, os vereadores da Câmara de Tijucas aprovaram cinco indicações que pedem ao Poder Executivo a implementação de melhorias na estrada geral do bairro Itinga, com o patrolamento da via, continuação do calçamento do Porto do Itinga e Centro, estabelecimento de transporte coletivo e construção de pontos de ônibus ao longo da estrada que liga a comunidade ao Centro da cidade.

Confira abaixo as indicações envolvidas
Indicação nº 06/2017 | Indicação nº 12/2017 | Indicação nº 229/2017 | Indicação nº 230/2017
Indicação nº 357/2017

2.2. Câmara aprova pedido de creche para bairro Itinga
Por meio de duas indicações aprovadas na noite da última segunda-feira (22), os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas reivindicaram à Prefeitura a construção de duas creches que visam atender as famílias do bairro Itinga.

A primeira obra seria realizada em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) Zeca Souza, no Porto. Já a segunda seria construída próximo à Escola Monsenhor Augusto Zucco. Com a aprovação das propostas pelos parlamentares, cabe ao Prefeito Elói Marino Rocha decidir se irá efetuar as medidas, levando em consideração a atual disponibilidade de caixa e de pessoal.

Indicação nº 362/2017 | Indicação nº 196/2017

2.3. Parlamentares cobram fiscalização ambiental nas cacheiras do Itinga
Com o objetivo de reduzir a poluição das águas e diminuir a quantidade de insetos na região, a Câmara de Vereadores encaminhou ao Poder Executivo duas propostas que influenciam nos cuidados com as cachoeiras do bairro Itinga. A primeira versa sobre a fiscalização do esgoto e do lixo descartados nas águas, já a segunda trata da aplicação de inseticida biológico – o bti – nas cachoeiras e nascentes da região com o intuito de minizar o número de insetos que depositam larvas na água.

As medidas foram assinadas por oito parlamentares e enviadas à Prefeitura ainda nesta terça-feira, 23 de maio de 2017.

Indicação nº 361/2017 | Indicação nº 228/2017

2.4. Outras indicações:
Indicação nº 09/2017 – Reabrir a Escola de Ensino Fundamental do Porto da Itinga, que se encontra em perfeitas condições de utilização.

Indicação nº 227/2017 – Solicitar providências acerca das constantes quedas na rede elétrica em várias partes do bairro do Itinga, que se intensificam no período do inverno.

Indicação nº 232/2017 – Continuar a construção da academia da saúde, com acessibilidade para cadeirantes, localizada nos fundos da Unidade Básica da Saúde. De acordo com os moradores, a construção foi iniciada em dezembro de 2016, mas não teve continuidade, recebendo apenas o contrapiso.

Indicação nº 356/2017 – Construir uma capela mortuária no Centro da Itinga. A comunidade alega que não há lugar apropriado para velar seus entes queridos.

Indicação nº 363/2017 – Drenar o campo Cornélio Martins.

3. Fala dos vereadores
3.1. Fernanda Melo (PMDB)
3.2. Fernando Fagundes (PMDB)
3.3. Odirlei Resini (PMDB)