Resumo da 2ª Sessão Ordinária de Junho de 2017

sessao ordinaria 07.06.2017Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram, durante a segunda sessão de junho, 4 projetos de resolução que autorizam a entrega de homenagens durante a sessão comemorativa dos 157 do Município, que acontece no próximo dia 12.

Além disso, foi aprovado um projeto de lei que obriga as escolas municipais a executarem o Hino de Tijucas no período letivo. Outras onze indicações e onze requerimentos também foram aprovados na reunião.

A reunião também foi marcada pelo posse dos vereadores suplentes, José Roberto Giacomossi (PSD) e Cláudio Tiago Izidoro (PMDB).

1. Projetos de lei
1.1. Projeto obriga escolas do município a executarem Hino de Tijucas
A Câmara de Vereadores aprovou, na noite de quarta-feira (7), o projeto de lei nº 10/2017, de autoria do vereador Juarez Soares (PPS), que implanta nas escolas da rede municipal a prática da execução do Hino de Tijucas e do Hino Nacional. A proposta especifica que as canções devem ser executadas ao menos uma vez por semana. Agora, cabe ao Prefeito regulamentar a situação, explicando como as escolas devem proceder.

Poucas são as escolas que ainda trazem em seu cotidiano a homenagem à bandeira e à pátria entoando os hinos nacionais e municipais. Mais do que aprender a letra correta dessas canções, conhecer seus significados e estudar sua composição, cantar o hino nacional e municipal pode fazer surgir um sentimento já esquecido: o orgulho de ser brasileiro e o sentimento de pertencer a um lugar, a uma história, a uma comunidade.

É por isso cantar o hino não significa apenas homenagear o Município ou a Nação, mas também trazer à tona a percepção de uma identidade comum entre pessoas, criando laços de solidariedade que resultam na resolução de conflitos por meios pacíficos e na colaboração entre todos.

1.2. Vereadores aprovam nomes de homenageados para Sessão que comemora 157 anos de Tijucas
No dia 12 de junho a Câmara de Vereadores comemora em sessão solene o aniversário de 157 anos de emancipação do Município de Tijucas. Na ocasião, os parlamentares aproveitarão a solenidade para homenagear cidadãos que contribuíram com a história e com o crescimento da cidade.

Na noite de quarta-feira (7) quatro nomes foram indicados para receber as seguintes honrarias.

Cidadão Honorário – Elizandro Scarsi
Troféu Amigo da Comunidade – Ballares Espaço de Dança
Título de Cidadão Benemérito – Edemir Alexandre Camargo Neto
Troféu Amigo da Comunidade – Tyuco Imóveis

Confira aqui a lista com todos os homenageados ao longo dos últimos anos

2. Indicações e Requerimentos
Indicação nº 65/2017 - Restabelecer o atendimento no Posto de Saúde Nilton Olinger, no bairro Oliveira, fechado desde dezembro de 2016.
Indicação nº 70/2017 – Asfaltar ou calçar a Rua Adriel Menezes, localizada no bairro Jardim Progresso, com comprimento de um quilômetro.
Indicação nº 73/2017 – Reparar a Rua Bem Te Vi, no bairro Praça, por possuir diversos buracos em função da má acomodação das lajotas.
Indicação nº 351/2017 – Limpar as ruas do bairro XV de Novembro.
Indicação nº 353/2017 – Construir uma lombada na Avenida Carlos Humberto Ternes, próximo ao Colégio Dom Bosco.
Indicação nº 368/2017 – Solicita que o Prefeito elabore e encaminhe projeto de lei determinando que 30% dos investimentos em asfalto ou pavimentação sejam dedicados ao perímetro rural.
Indicação nº 369/2017 – Pavimentar a Rua João Eduardo Augustinho, localizada no bairro XV de Novembro.
Indicação nº 370/2017 – Pavimentar a Rua Natália Amorim, no bairro Areias.
Indicação nº 371/2017 – Trocar a tubulação e as bocas de lobo no trecho entre a Avenida Luiz Gomes e a Rua Tocantins, no bairro Universitário.
Indicação nº 373/2017 – Padronizar as calçadas das principais ruas de Tijucas.
Indicação nº 374/2017 – Realizar o recuo das faixas de pedestres, melhorando a visibilidade para os motoristas e para os próprios pedestres.

3. Fala dos Vereadores
3.1. José Roberto Giacomossi (PSD)
3.2. Juarez Soares (PPS)
3.3. Rudnei de Amorim (DEM)