Resumo da 5ª Sessão Ordinária de Julho

sessao 17.07.2017A falta de luz, o vento e o frio não impediram a Câmara de Vereadores de realizar sua quinta sessão itinerante na última segunda-feira (17), desta vez, no bairro Areias. Com cerca de dez moradores presentes, os parlamentares seguiram o roteiro pré-estabelecido para a reunião, concedendo a palavra aos moradores para que fizessem suas sugestões ou críticas, e, posteriormente, aos vereadores.

Depois das considerações dos parlamentares, foram votadas oito Indicações, todas voltadas para o bairro Areias. De forma simples, indicações são matérias legislativas que sugerem ao Poder Executivo (ou outro responsável) a execução de determinada ação, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população. Nenhum projeto de lei foi analisado.

1. Pedidos da população
Durante a sessão, o público pediu melhorias nas áreas de saneamento básico, destacando a necessidade urgente de drenagem pluvial, capaz captar e retirar a água da chuva das ruas do bairro. "Quando chove, a calçada fica submersa e precisamos usar a rua se quisermos passar, dividindo espaço com os carros", Manuel Sebastião, morador do bairro Areias.

Os moradores também reclamaram do acesso à região. Segundo eles, o calçamento está em péssimas condições, a rua é estreita e o fluxo de veículos é constante. Além da questão viária, a população local afirmou que a implantação de uma creche ajudaria muito, já que muitas famílias não têm com quem deixar o filho enquanto estão no trabalho.

A falta de energia foi outro assunto destacado. "Volta e meia ficamos sem energia elétrica, e vocês foram testemunhas hoje", mencionou um dos moradores, referindo-se ao fato de a sessão itinerante ter sido iniciado com a rede elétrica em meia fase.

Em relação à atuação da Prefeitura, o pedido foi de manutenção sobre as instalações. "A Prefeitura faz algumas obras, mas não tem o cuidado de realizar a manutenção. É claro que a comunidade não pode esperar que a Prefeitura faça tudo, nós temos que ajudar também, mas, ainda assim, falta manutenção", criticaram.

Entre outros assuntos, os moradores requisitaram a construção de uma academia ao ar livre, a melhoria da quadra de esportes local e o aumento do patrulhamento por parte da Polícia Militar. "Precisamos que a PM visite mais o bairro Areias", sugeriram.

2. Indicações e Requerimentos
Com o objetivo de atender os pedidos da comunidade do bairro Areias, os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas aprovaram oito indicações sugerindo a pavimentação de ruas, a construção de uma creche e de outras benfeitorias.

Por meio da Indicação nº 408/2017 e da Indicação nº 421/2017, os parlamentares pediram a pavimentação das Ruas Natália Amorim, Maria da Glória e Salvador Correia de Melo. Ainda em relação ao trânsito, foi solicitado ao Prefeito que proíba o tráfego de veículos pesados nas ruas do Jardim Alamandas, incluindo sinalização adequada no perímetro (Indicação nº 417/2017). Para evitar o alagamento das ruas no dias de chuva torrencial, os vereadores sugeriram à Secretaria de Obras a construção de uma rede de esgoto ligando "o asfalto da rua em frente à Escola [E.F. João Caetano] ao asfalto do Alamandos" [sic] (Indicação nº 423/2017).

Na área da educação, a Câmara solicitou ao Poder Executivo que seja construída uma creche no bairro Areias (Indicação nº 409/2017), e que sejam providenciadas melhorias na Escola de Ensino Fundamental João Caetano, incluindo iluminação em frente ao prédio, limpeza periódica da rede de saneamento e elevação dos muros (Indicação nº 418/2017).

Finalizando, foram solicitadas, por meio das Indicações nº 419/2017 e nº 422/2017, a manutenção da quadra de areia do bairro e a construção de uma academia ao ar livre para uso geral da população.

Por Assessoria de Imprensa da Câmara