Resumo 5ª Sessão Ordinária de Setembro de 2017

sessao itinerante 21.09.2017No último dia 21 de setembro, às 20h, a Câmara de Vereadores de Tijucas realizou sua quinta reunião ordinária do mês. Como forma de aproximar as comunidades mais distantes do Poder Legislativo, a estrutura da sessão foi montada no pavilhão da igreja do bairro Santa Luzia, onde os vereadores analisaram e votaram indicações e requerimentos.

Seguindo a programação do evento, três moradores ganharam espaço para representar a comunidade de Santa Luzia e reivindicar melhorias que consideraram mais importantes para a localidade.

Ao abrir a reunião, o presidente da Câmara de Tijucas, vereador Elói Pedro Geraldo (PMDB), explicou que a sessão itinerante concede aos moradores a oportunidade de reivindicar soluções voltadas à comunidade. “Nós sabemos que é difícil para vocês comparecer à Câmara, então, esta é uma oportunidade para vocês pedirem pelo bairro. Essa também é a chance de conhecer todos os 13 vereadores”, explicou.

O presidente também comentou que cada vereador possui um gabinete próprio, pronto para atender às demandas da população, e para receber qualquer pessoa que tenha interesses em prol da coletividade.

1. Reivindicações dos moradores
“Moro há 31 anos na Rua Normi Avelino Azevedo e continua sempre a mesma coisa”. Foi com esse desabafo que Otília Alexandre, moradora do bairro Santa Luzia, começou sua fala, ao descrever os problemas enfrentados pela comunidade. De modo geral, Otília pediu melhorias que tendem a ampliar a qualidade de vida de todos os moradores do bairro. Entre as reivindicações figuraram os pedidos de calçamento ou asfaltamento da Rua; a remoção de detritos do Rio Santa Luzia – que impedem o fluxo normal das águas e causam a elevação do rio; e melhoria na iluminação das estradas.

A moradora Neusa Andrade complementou os pedidos da vizinha ao falar sobre a influência do trânsito gerado pela BR-101 no bairro. “Quando fecham a BR-101, o trânsito passa todo pela nossa rua. Quem vive lá sabe que a gente fica coberto de poeira”, reclamou. Segundo ela, essa situação se alastra há mais de 20 anos. “Entra mandato, sai mandato e ninguém faz nada resolver o problema”, criticou. Outra reivindicação voltou-se à construção do ponto de ônibus que caiu e, segundo os moradores, ainda não foi refeito.

Para finalizar, Arlete Tomazoni Furtado, também moradora do bairro, solicitou uma revisão na estrutura da ponte sobre o Rio Santa Luzia. “A nossa ponte tem mais de 20 anos, e até hoje não passou por nenhuma revisão. Antes que aconteça um acidente, peço que alguém verifique a estrutura, informando, talvez, a tonelada máxima permitida”, pontuou.

2. Indicações e Requerimentos
#Da vereadora Fernanda Melo (PMDB)
Indicação nº 40/2017 – Solicita ao Prefeito que dê atenção especial ao Centro de Referência de Assistência Social no Bairro Santa Luzia.

Indicação nº 42/2017 – Solicita a instalação de ponto de ônibus na altura da empresa Brasil Novo, em ambos os sentidos para a Rua Euclides Francisco Peixoto, que faz elo entre os bairros Praça e Santa Luzia.

Indicação nº 82/2017 – Reformar o campo Artur Tomasoni, no bairro Santa Luzia. A comunidade utiliza o espaço para lazer e prática de esportes, mas o local precisa de reparos no campo, marcação do gramado, banheiros, vestiários, pintura e construção de arquibancadas cobertas.

#Dos vereadores Odirlei Resini (PMDB), Elói Pedro Geraldo (PMDB) e Fabiano Morfelle (PDT)
Indicação nº 481/2017 – Pavimentar o acesso das Ruas Pedro Bartolomeu da Silva e Paulo Bartolomeu da Silva, na localidade do Imacol.

Indicação nº 482/2017 – Construir uma área de lazer na comunidade do Imacol, que contemple, no mínimo, um parque infantil e uma academia ao ar livre.

#Dos vereadores Vilson Natálio Silvino (PP), Maria Edésia da Silva Vargas (PT), Odirlei Resini (PMDB), Elói Pedro Geraldo (PMDB) e Fabiano Morfelle (PDT)
Indicação nº 477/2017 e Indicação nº 480/2017– Pavimentar da Rua Normi A. Azevedo, no bairro Santa Luzia. A comunidade alega que após as modificações de trânsito realizadas pela Auto Pista na margina da BR 101 a rua tem sofrido com a intensa trafegabilidade de veículos e também com os períodos de seca, que, por conta desses fatores, levam a poeira para dentro das casa.

#Da vereadora Maria Edésia da Silva Vargas (PT)
Indicação nº 483/2017 – Realizar a manutenção dos postes que se encontram danificados, com refletores queimados, na quadra de areia do Centro de Convivência e Erradicação do Trabalho Infantil (PET), localizado no bairro Santa Luzia.

Requerimento nº 190/2017 – Solicita informações junto ao Poder Executivo Municipal referentes a ponte sobre o Rio Santa Luzia. Questiona: a) Qual nome identifica a ponte? B) Qual a capacidade de carga sobre a ponte? C) A qual trânsito se destina? D) Há fiscalização em relação ao trânsito no local? E) Há cronograma previsto ou realizado para manutenção da ponte?

3. Fala dos vereadores
3.1. Maria Edésia da Silva Vargas (PT)
3.2. Vilson Natálio Silvino (PP)
3.3. Rudnei de Amorim (DEM)