Resumo da 2ª Sessão Ordinária de Outubro de 2017

Sessao ordinaria 09.10.2017Os vereadores da Câmara Municipal de Tijucas realizaram sua segunda sessão de outubro no último dia nove deste mês. Na ocasião, foram aprovadas onze indicações e três requerimentos. Dois requerimentos – Requerimentos nºs 199/2017 e 200/2017 –, ambos da vereadora Fernanda Melo Bayer (PMDB), foram rejeitados por maioria de votos. Nenhum projeto de lei esteve pautado para o dia.

1.Projetos de Lei
Sem projetos de lei na pauta.

2. Indicações e Requerimentos

Do vereador Fernando Fagundes (PMDB)
Indicação nº 490/2017 - Pavimentar a Rua Olavino Mathias, no bairro XV de Novembro. Solicitação dos Moradores.

Requerimento nº 187/2017 - Encaminha Moção de Aplausos aos proprietários da Cervejaria Sunset Brew, empresa especializada em cerveja artesanal, sucesso no mercado, nos prestigiando com a instalação de sua fábrica em nosso Município. A empresa comemorou no último dia 7 de outubro seu primeiro ano de atividade.

Da vereadora Fernanda Melo Bayer (PMDB)
Indicação nº 084/2017 – Proceder à manutenção adequada da área verde em que foi constituída uma praça, na Rua Jacarandá, no bairro Universitário. Ao justificar a proposta, a parlamentar afirmou que os espaços públicos de lazer devem ser utilizados de diversas maneiras com as funções de integrar e socializar a população, da mesma forma que ajudam a desenvolver e fortalecer o sentimento comunitário.

Indicação nº 502/2017 - Retirar o entulho da calçada da Rua Luís Mesquisa.

Indicação nº 503/2017 - Retirar o entulho e recuperar o bueiro da Rua José Volinger. Segundo a parlamentar, a rua encontra-se com buracos, deixados, provavelmente, após a manutenção efetuada na rede de esgoto; as lajotas foram deixadas na calçada, obstruindo a passagem dos pedestres, e o bueiro precisa de reparo, pois está com a tampa quebrada.

Indicação nº 505/2017 - Recuperar a pavimentação asfáltica na Av. Luiz Gomes, no bairro XV de Novembro; retirando também o lixo deixado após a poda das árvores. De acordo com Fernanda, a via está com buracos em dois pontos de entrada, dificultando o trânsito e obrigando os carros a trafegarem pela contramão. Parte da calçada está repleta de restos, depositados após a poda das árvores.

Da vereadora Consuelo Azevedo (PDT)
Indicação nº 500/2017 - Revitalizar as praças Bertoldo Cirilo e Francisco Odilon, localizadas no Coroado, bairro Centro, bem como a instalar um parque infantil e iluminação de qualidade. Solicitação dos Moradores.

Indicação nº 501/2017 - Solicita ao Prefeito que analise a possibilidade de restabelecer o serviço de coleta seletiva, em todos os bairros da cidade. A rua encontra-se com buracos, deixados, provavelmente, após a manutenção efetuada na rede de esgoto; as lajotas foram deixadas na calçada, obstruindo a passagem dos pedestres, e o bueiro precisa de reparo, pois está com a tampa quebrada.

Indicação nº 509/2017 - Providenciar a sinalização da Rua Mato Grosso e suas transversais, situadas no bairro Universitário.

Requerimento nº 197/2017 - Requer a realização de homenagem aos professores na sessão ordinária de 26/10/2017, pela passagem do dia 15 de outubro – Dia do Professor. Na referida sessão será homenageado com Moção de Louvor um professor(a) por edil.

Requerimento nº 198/2017 - Despachar correspondência ao Departamento de Pessoal da Prefeitura, solicitando por escrito a situação atual dos funcionários relacionados anexo com as seguintes informações: a) ano de admissão/ano de demissão/ano de aposentadoria; b)progressão salarial; c) identificação da Secretaria de lotação.

Do vereador Odirlei Resini (PMDB)
Indicação nº 507/2017 - Pavimentar a Rua João Eduardo Augustinho, no bairro XV de Novembro. A pavimentação da rua é de suma importância para a comunidade, gerando qualidade de vida e melhor trafegabilidade de veículos e pedestres.

Da vereadora Maria Edésia da Silva Vargas (PT)
Indicação nº 508/2017 - Realizar a manutenção da drenagem do pavimento da Av. Ademar Carvalho, junto ao Posto do Lírio.

Do vereador Esaú Bayer (PMDB)
Indicação nº 510/2017 - Melhorar o parque de diversão na Praça do Sesquicentenário, localizada na Rua Manoel Luiz dos Santos, no bairro Centro.

3. Fala dos vereadores
3.1. Consuelo Azevedo (PDT)
3.2. Odirlei Resini (PMDB)
3.3. Fernando Fagundes (PMDB)