Resumo da 3ª Sessão de Outubro de 2017

sessao 16.10.2017A Câmara Municipal de Tijucas realizou sua terceira sessão de outubro no último dia 16 desse mês. Durante o encontro, que contou com a presença de 10 vereadores, foram aprovadas oito indicações e dez requerimentos – a maioria pedindo a confecção de Moções de Louvor a professores de Tijucas, que serão homenageados na sessão do dia 26 de outubro. Nenhum projeto de lei foi colocado em pauta.

1. Projetos de Lei
Foi colocado em pauta para as próximas sessões o Projeto de Lei nº 2340/2017, que altera a composição dos membros efetivos e suplentes do Conselho Municipal de Meio Ambiente.

2. Indicações e Requerimentos
2.1. Vereadores cobram manutenção e pavimentação de ruas
Os vereadores Fernanda Melo Bayer (PMDB), Rudnei de Amorim (DEM) e Consuelo Azevedo (PDT) reivindicaram junto ao Poder Executivo a manutenção e a pavimentação de ruas do Município. Através de três indicações, os parlamentares pedem a manutenção da pavimentação da Rua “Komdelli” (Indicação nº 479/2017); a pavimentação da Rua Nova Brasília (Indicação nº 492/2017); e melhorias para o bairro Sul do Rio por meio da revitalização da entrada do bairro, manutenção da sinalização e pintura das faixas de asfalto (Indicação nº 513/2017).

Todas as indicações foram aprovadas na noite de segunda-feira (16), e agora seguem para o gabinete do Prefeito Elói Mariano Rocha (PSD), que deve analisar os pedidos feitos pelos vereadores.

2.2. Entupimento e falta de bueiros preocupam vereadores
No que depender do vereadores de Tijucas, os bueiros de quatro ruas do Município devem receber manutenção nesta semana. É que, durante a última sessão, os parlamentares solicitaram à Prefeitura a instalação e desentupimento nas Ruas Waldemar Carvalho (Indicação nº 504/2017) e Antônio Gripa (Indicação nº 514/2017).

Além disso, os parlamentares também reivindicaram a restauração da rede de esgoto da Rua Petronilho Ávila, no bairro Praça (Indicação nº 511/2017) e a retirada de entulho, depositado na calçada da Rua Luís Mesquita (Indicação nº 502/2017). As medidas têm por objetivo melhorar as condições de saneamento, evitar o mal cheiro, e o alagamento das ruas por conta da obstrução das valas.

2.3. Vereadores pedem manutenção da Pista de Skate
A Câmara de Vereadores aprovou na noite de segunda-feira (16) a Indicação nº 512/2017, de autoria do vereador Fernando Fagundes (PMDB), que solicita à Prefeitura à revitalização e manutenção da Pista de Skate situada na Praça Sebastião Caboto, no Centro. Esta é a segunda vez, neste ano, que o Poder Legislativo sugere melhorias no local.

O primeiro pedido partiu do vereador Elói Pedro Geraldo (PMDB), ainda no mês de março. Na ocasião, o parlamentar sugeriu a ampliação da pista. O pedido já foi protocolado e encontra-se no gabinete do Prefeito de Tijucas, Elói Mariano Rocha (PSD), que deve analisar a proposta.

2.4. Câmara concederá homenagem a professores no dia 26
Em virtude da passagem do Dia do Professor, comemorado no dia 15 de outubro, os vereadores da Câmara Municipal decidiram homenagear os docentes de Tijucas na última sessão deste mês. Assim, no dia 26 de outubro o Poder Legislativo entregará Moções de Louvor a treze professores do Município. O objetivo é, além de lembrar os mestres, agradecê-los pelo excelente serviço prestado na área da educação ao longo dos anos.

Dez nomes já foram aprovados para compor a lista de homenageados. Entre eles estão os professores: Maria Ivete Miliorini Archer; Celso Leal da Veiga Júnior; Wanessa Giacomossi; Dalva Vargas Rebelo; Geovana Betinelli Molinari; Jucinei Giacomossi; Denise da Conceição Moraes; Elizabete Mianes da Silva; Rosméri Ribeiro; Joacir José dos Santos (Professor “Cidinho”); Maria de Fátima Dias da Silva; Bernadete Kammers da Silva e Neide Maria Reis.

A concessão das honrarias acontece em virtude do Requerimento nº 197/2017, de autoria da vereadora Consuelo Azevedo (PDT), na intenção de homenagear professores marcantes por sua trajetória profissional em Tijucas.

3. Fala dos vereadores
3.1. Rudnei de Amorim (DEM)
3.2. Maria Edésia da Silva Vargas (PT)
3.3. Fernanda Melo Bayer (PMDB)