Resumo da 5ª Sessão Ordinária de Outubro de 2017

Sessao ordinaria 23.10.2017No dia 23 de outubro, a Câmara Municipal de Tijucas realizou sua quinta sessão ordinária do mês, a penúltima reunião itinerante do ano. Como forma de aproximar a comunidade de Tijucas e o Poder Legislativo, a sessão foi organizada no bairro Joaia, na Escola Brilho do Sol, com a presença de 12 parlamentares e de representantes da comunidade.

Na ocasião, os moradores Paulo Cesar Moresco, Julieta dos Reis, Cristiano Barros e Cléia Feliciana, todos representando a comunidade, utilizaram parte do tempo destinado à reunião para reivindicar melhorias para o bairro. Para dar respostas aos conclames, os vereadores aprovaram 11 indicações voltadas para a comunidade. Ainda, foi aprovado em única votação o Projeto de Lei nº 2334/2017, que autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar financiamento do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos, do BNDES junto à Caixa Econômica Federal.

1.PROJETOS DE LEI
PL nº 2334/2017 autoriza o Poder Executivo Municipal a contratar financiamento do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos, do BNDES junto à Caixa Econômica Federal.

2. INDICAÇÕES E REQUERIMENTOS
Da vereadora Fernanda Melo Bayer (PMDB)
Indicação nº 121/2017: Realizar a manutenção do espaço intitulado como “passarelas da ponte do Rio Oliveira”, no bairro Joaia. Segundo a vereadora, a praça precisa de limpeza e manutenção, uma vez que seu estado atual é de degradação, necessitando também de área coberta para proteger os munícipes dos raios solares.

Indicação nº 535/2017: Realizar a manutenção da pavimentação da Rua Estevão Caetano Rita, no bairro Joaia. De acordo com a parlamentar, a rua passou por obras na rede de esgoto, com lajotas obstruindo as calçadas. Em consequência da ausência das lajotas, novos buracos foram formados na rua, dificultando o trânsito.

Indicação nº 536/2017: Providenciar a revitalização da praça Maria Teixiera Casas. De acordo com a vereadora, a praça é um ponto importante de lazer, mas precisa de pequenos reparos nos bancos, nos brinquedos do parque, e colocação de pedras de brita em alguns locais, para evitar o acúmulo de água e lama nos dias de chuva.

Do vereador Odirlei Resini (PMDB)
Indicação nº 529/2017: Realizar a manutenção da praça Maria Casas Teixeira, localizada na Rua Antônio Albino Casas. Segundo o parlamentar, o local está em péssimas condições, dificultando o uso pela comunidade.

Indicação nº 531/2017: Por solicitação da comunidade, o vereador pede que seja pavimentada a Rua Exias Nunes.

Indicação nº 534/2017: Por solicitação da comunidade, o vereador pede que seja pavimentada a Rua José Carlos, no bairro Joaia.

Do vereador Elói Pedro Geraldo (PMDB)
Indicação nº 530/2017: Pavimentar uma via que liga a Rua Estevão Caetano Rita a RuA Nova Trento. De acordo com o parlamentar, nos dias de chuva o bueiro da rua transborda.

Indicação nº 532/2017: Solicita a troca da tubulação da Rua Estevão Caetano Rita. A substituição é necessária porque a tubulação é antiga e faz com que a rua fique esburacada.

Indicação nº 533/2017: Instalar rede de proteção na Escola Brilho do Sol, para que as crianças possam brincar de futebol sem que a bola vá para o lado de fora da escola. Além disso, o parlamentar também pede que sejam colocadas grades de proteção nas janelas, para que a bola não quebre as vidraças do colégio.

Dos vereadores Maria Edésia da Silva Vargas (PT) e Vilson Natálio Silvino (PP)
Indicação nº 537/2017: Atendendo a pedidos da comunidades, os vereadores solicitam que (I) a Rua Preta Paula seja tornada de mão única; (II) ampliação da sala de espera do Posto de Saúde e Unidade Sanitária Reinoldo João Rosa, localizada na Rua Preta Paula. De acordo com os moradores, há pouco espaço para estacionar na Rua Preta Paula, e, razão de ser muito estreita. Além disso, a unidade de saúde possui espaço reduzido na sala de espera, o que dificulta o acesso aos usuários, principalmente nos dias de chuva.

Indicação nº 538/2017: Encaminhar correspondência ao gerente da Agência Local da CELESC, solicitando providências acerca das constantes oscilações e quedas de energia elétrica no bairro da Joaia, em especial na Ruas Estevão Caetano Rita e Antônio Albino Casas. De acordo com os autores da indicação, os moradores reclama de oscilações gigantescas na rede elétrica em várias partes do bairro, impossibilitando o uso concomitante de diversos aparelhos domésticos.

3. FALA DOS VEREADORES
3.1. Rudnei de Amorim (DEM);
3.2. Vilson Natálio Silvino (PP);
3.3. Maria Edésia da Silva Vargas (PT);
3.4. Odrilei Resini (PMDB);
3.5. Consuelo Azevedo (PDT);
3.6. Cláudio Tiago Izidoro (PMDB);
3.7. Esaú Bayer (PMDB);
3.8. Fernanda Melo Bayer (PMDB).